As baixas temperaturas que atingiram Goiás durante o final de semana devem permanecer durante toda a semana. Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), as temperaturas mínimas devem continuar baixas pela manhã, enquanto as tardes irão registrar o declínio da umidade relativa do ar.
A região Sudoeste e Sul devem registrar as menores temperaturas no estado, com 8ºC e 10ºC respectivamente. Já a região Leste deverá sentir a temperatura na casa dos 11ºC, enquanto a região Central e Oeste devem registrar termômetros na casa dos 12ºC e 14ºC, respectivamente. A região com maior calor será o Norte goiano, com mínima de 17ºC.
Nesta segunda-feira, 12, Lagoa Santa registrou a menor mínima do estado. O município no sudoeste goiano tem mínima de 08ºC e máxima de 25ºC, enquanto Porangatu terá mínima de 17ºC e máxima de 34ºC.
Confira o tempo em algumas cidades goianas:
Anápolis: mínima de 12ºC e máxima de 27ºC
Jataí: mínima de 9ºC e máxima de 25ºC
Itumbiara: mínima de 12ºC e máxima de 29ºC
Formosa: mínima de 15ºC e máxima de 30ºC
Goianésia: mínima de 16ºC e máxima de 31ºC
Tempo em Goiânia
Em Goiânia, o tempo deve permanecer ameno e com temperaturas ainda baixas. A capital goiana registrou mínima de 11ºC durante a manhã desta segunda-feira e deve registrar máxima de 30ºC durante a tarde. O alerta está para a umidade relativa do ar, que deve variar entre 20% e 70% durante o dia, com declínio durante a tarde.
O que está causando o frio?
Comum no inverno, o frio intenso neste ano está sendo impulsionado pela presença de uma frente fria que passa pelo Brasil, além de uma intensa massa de ar polar que, até o momento, tem proporcionado os dias mais frios do ano em todo o país.
As temperaturas devem permanecer baixas até a próxima quinta-feira, 15, quando a massa de ar polar se deslocará pelo oceano e, consequentemente, as temperaturas passam a subir gradativamente, se mantendo desta forma até o final de agosto.