OVG realizará evento em Homenagem ao Dia das Mães

O Governador e a presidente de honra da OVG irão participar das atividades a partir das 17 horas.

A Praça Cívica recebe neste sábado (12), o evento intitulado Mães em Harmonia preparado pelo Governo do Estado por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). Atrações artísticas e culturais, brincadeiras, oficinas e apresentações que vão proporcionar diversão e entretenimento fazem parte da programação da festa de homenagem ao Dia das Mães, a partir das 16 horas. A praça receberá grupos de danças urbanas, balé infantil, corais e orquestras do Itego em Artes Basileu França, que farão exibições integradas para interagir com o público.

O evento contará com a presença do Governador, José Eliton e da presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Fabrina Müller. Os dois irão participar das atividades a partir das 17 horas.

Alunos e professores das Artes Visuais do Basileu França farão momentos de interação com o público, através de oficinas e painéis pintados na hora, em que a população poderá escrever mensagens dedicadas às mães, que serão presenteadas com rosas durante a festa.

No local haverá ainda uma feira de food trucks e brinquedos para as crianças, bem como corte de cabelo e maquiagem de graça, além de distribuição de kits de enxoval para bebês às gestantes.

Às 18 horas, começa a apresentação dos grupos sinfônicos, balé e danças urbanas preparada especialmente para homenagear as mães. O espetáculo visa democratizar o acesso às artes, aproximando os movimentos artísticos da população. O Itego Basileu França é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED).

Orquestra Sinfônica

As apresentações serão realizadas em dois palcos na Praça Cívica. Haverá exibições da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, Big Band Basileu França, balé infantil clássico, Orquestra Mozart, e de um grand pas-de-deux com música ao vivo executada pela Orquestra Jovem, Grupo de Danças Urbanas Basileu França e o coral Pequenas Vozes.

No final, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás fará uma performance especial, com a participação de cantores solistas, apresentando músicas dos espetáculos Pop Hits Cinema e Rock.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Polícia desmantela esquema nacional de golpes bancários

Polícia Civil de Goiás (PCGO) deflagra a Operação Falsa Central, uma ação coordenada pelo Grupo de Repressão a Estelionatos e Outras Fraudes (Gref), da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic). Foram cumpridos 95 mandados judiciais em todo o país — 58 de busca e apreensão e 37 de prisão —, além do bloqueio de 438 contas bancárias ligadas ao grupo.

A operação, nesta quinta-feira (21/11), que contou com apoio das polícias civis de São Paulo, Pernambuco, Pará, Piauí e Ceará, teve como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada no golpe da falsa central bancária. O esquema causou prejuízos de aproximadamente R$ 200 mil a 27 vítimas identificadas apenas em Goiás.

O delegado William Bretz, chefe do Grupo de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (Deic), conta que a Operação terá desdobramentos.

“A partir da análise do número 0800 usado no golpe, os investigadores descobriram outras 449 linhas vinculadas ao grupo, sugerindo um esquema de alcance nacional. Embora a primeira fase da operação tenha focado nas vítimas goianas, há indícios de centenas de outras vítimas em diferentes estados, que serão o alvo das próximas etapas”, disse.

Os envolvidos responderão por crimes como fraude eletrônica, furto mediante fraude, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As penas combinadas podem chegar a 29 anos de prisão. As investigações continuam sob responsabilidade do Gref/Deic de Goiás.

Alerta à população:

A Polícia Civil orienta que a população desconfie de mensagens ou ligações suspeitas sobre compras não reconhecidas e que jamais realize transações ou forneça dados pessoais sem antes confirmar diretamente com seu banco.

Em casos suspeitos, a recomendação é registrar um boletim de ocorrência imediatamente.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp