Morre Silvio Santos aos 93 anos em São Paulo

Faleceu na manhã deste sábado, 17, o apresentador Silvio Santos, um dos maiores nomes da história da TV. A informação foi confirmada pelo SBT nas redes sociais.

O apresentador estava internado no Hospital Albert Einstein, na capital paulista, onde se recuperava de H1N1. Ele havia sido internado duas vezes, a primeira em 18 de julho de 2024, quando teve alta dois dias depois, e em 1º de agosto, quando passou por exames de imagem.

Silvio Santos deixa seis filhas, que continuam com o legado da emissora SBT.

História

Batizado como Senor Abravanel, Silvio Santos nasceu em 12 de dezembro de 1930, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro. Mais velho de cinco irmãos e filho de imigrantes de origem judia, o futuro apresentador estudou contabilidade e, no tempo livre, trabalhava como camelô nas ruas do Rio de Janeiro.

Aos 18 anos, em 1948, serviu o Exército na Escola de Paraquedistas, enquanto trabalhava aos domingos como locutor de rádio. Em 1954, Silvio assinou contrato fixo na Rádio Nacional de São Paulo e, depois, foi chamado por Manuel de Nóbrega para ser animador de seu programa na Rádio Nacional.

O apresentador passou por diversos canais de televisão, apresentando programas como “Vamos brincar de forca”, na TV Paulista, e “Silvio Santos Diferente”, na TV Tupi. Em 1981, Silvio Santos deu o maior salto em sua carreira e estreou a rede de televisão SBT, onde o Programa do Silvio Santos viraria a principal atração.

Com seu carisma e diversão, o empresário e apresentador conquistou o mundo da televisão e o carinho dos espectadores. Silvio também fez sucesso cantando marchinhas de carnaval, como “Coração Corintiano” e “A pipa do vovô”, registrada em álbuns entre os anos de 70 e 90.

Pensando em novos áreas, o apresentador se aventurou ao ser declarar como candidato a Presidência República Brasileira duas semanas antes do primeiro turno da eleição, mas a candidatura foi indeferida pelo TSE uma semana depois.

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Black Friday 2024: Dicas e precauções para compras seguras e econômicas

A Black Friday, um dos maiores eventos do calendário varejista, ocorrerá no dia 29 de novembro de 2024, mas as promoções já começaram a ser realizadas ao longo do mês. Em Goiânia, um levantamento da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) indica que este período deve movimentar R$ 250 milhões, com 64% dos entrevistados planejando aproveitar as ofertas.
 
Para evitar a prática conhecida como metade do dobro, quando comerciantes elevam consideravelmente os preços dos produtos antes da data e depois reduzem os valores, ludibriando a população, o Procon Goiás realiza um trabalho prévio de monitoramento de preços. A Lei Estadual 19.607/2017 também obriga os fornecedores a informar o histórico dos preços dos últimos 12 meses. De acordo com o superintendente do órgão, Marco Palmerston, “para evitar as falsas promoções, é preciso se programar com antecedência e pesquisar os preços”.
 
Uma dica valiosa é fazer uma lista do que realmente se pretende comprar e estipular um orçamento. Entrar em uma loja ou site durante a Black Friday é um apelo ao consumo, por isso é crucial ter cuidado. Além disso, é permitido que estabelecimentos pratiquem preços diferentes entre lojas físicas e online, justificada pelos custos operacionais distintos, como aluguel e salários, que impactam os preços nas lojas convencionais. No entanto, a transparência é essencial, e as informações sobre preços devem ser claras e acessíveis ao consumidor.
 
Durante a Black Friday, o volume de compras feitas pela internet aumenta significativamente. Por isso, é importante ter atenção redobrada. Sempre verifique a autenticidade da loja antes de inserir dados pessoais ou financeiros. Um dos primeiros passos é conferir se o site possui o ícone de cadeado ao lado da URL e o prefixo https, que garantem uma conexão segura. Outra orientação é checar a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui ou em grupos de consumidores em redes sociais, onde os clientes costumam compartilhar experiências de compra.
 
Ao optar pelo PIX, confira os dados do destinatário e se a negociação envolve um CNPJ. O Código de Defesa do Consumidor garante ao comprador o direito de devolução por arrependimento em até 7 dias para compras online. No caso de produtos com defeito, estabelece prazos para reclamações: 30 dias para produtos ou serviços não duráveis e 90 dias para os duráveis, contados a partir da entrega ou conclusão do serviço. Além disso, evite clicar em anúncios enviados por e-mail ou mensagens de redes sociais que pareçam suspeitos, e sempre acesse os sites digitando o endereço diretamente no navegador, ao invés de seguir links desconhecidos.

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