Press "Enter" to skip to content

Eleições 2024: 21 municípios goianos têm apenas um candidato a prefeito

Última atualização 18/08/2024 | 11:37

Cerca de 21 cidades goianas têm somente um candidato ao cargo de prefeito nas eleições municipais de 2024. A informação foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que divulga uma lista com: Hidrolândia, Abadia de Goiás e Bom Jesus de Goiás. O número representa cerca de 8,5% do total de cidades (246) do estado.

Das 21 cidades com apenas um candidato ao cargo de prefeito, oito são filiados ao União Brasil (UB), cinco são do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), três do Partido Progressista (PP), três do Partido Liberal (PL) e dois do Podemos (Pode).

Confira as cidades com um candidato a prefeito:

Abadia de Goiás

Localizada na Região Metropolitana de Goiânia, a cidade tem como candidato Wander Saraiva (PP). São 15,1 mil eleitores cadastrados no município.

Água Limpa

Cidade localizada no sul goiano, Água Limpa tem como candidato José Carlos Guimarães Filho, conhecido como Zé Carlos, pelo União Brasil (UB). O munícipio possui 2.719 eleitores.

Bom Jesus de Goiás

Bom Jesus de Goiás, no sul goiano, possui como candidato Daniel Junior (PL). A cidade consta com 18,3 mil eleitores aptos a votar.

Campinorte

Localizada no norte goiano, a cidade tem como candidato Cleomar Martins de Araújo (UB), conhecido como Cleomar Contador. São, atualmente, 9.709 eleitores aptos a votar.

Chapadão do Céu

A cidade no sudoeste goiano conta como candidato Vinícuis Terin (MDB). São 9.091 eleitores no município.

Damolândia

A cidade do centro goiano tem como candidato Rogério Labanca Neta, conhecido como Rogerim, pelo União Brasil (UB). Consta, atualmente, 3.645 eleitores no município.

Estrela do Norte

Cidade tem como candidato Edmar de Assis Silva (MDB), conhecido como Edmar da Cacilda. São, atualmente, 3,3 mil eleitores aptos para votar.

Fazenda Nova

No oeste goiano, a cidade consta como candidato Marcus Vinicius Azeredo Costa (UB).

Guarani de Goiás

A cidade, localizada no nordeste goiano, consta como candidato Janezio Pereira da Silva (MDB). Atualmente, são 4,8 mil eleitores aptos a votar no município.

Hidrolândia

Na Região Metropolitana de Goiânia, a cidade conta como candidato José Délio Alves Júnior (UB), conhecido como Zé Délio. O município conta com 22,8 mil eleitores.

Hidrolina

No centro goiano, Hidrolina tem como candidato Eli Gonçalves Siqueira, mais conhecido como Elizão, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB). São, atualmente, 4 mil eleitores.

Israelândia

A cidade do oeste goiano tem como candidata Adelicia Moura (Pode). São 3,1 mil eleitores aptos a votar.

Ivolândia

Cidade localizada no oeste goiano conta como candidato Valdesson Vieira Júnior (UB), conhecido como Dr Junior. São, atualmente, 3,3 mil eleitores.

Jesúpolis

A cidade do centro goiano tem como candidato Adriano Peixoto, pelo Partido Progressistas (PP). Atualmente, são 2,7 mil eleitores.

Matrinchã

No noroeste goiano, o município tem como candidata Ivânia Alves Fernandes (UB). A cidade consta com 4 mil eleitores atualmente.

Nova Aurora

Localizada no sudeste goiano, a cidade conta como candidato João Pimenta de Pádua Júnior (MDB). São, atualmente, 2,3 mil eleitores.

Novo Iguaçu

O município do norte goiano tem como candidato José Riberio de Araújo, conhecido como Zé do André, pelo Partido Progressistas (PP). A cidade conta com, atualmente, 2,8 mil eleitores.

Novo Brasil

O município goiano, localizado no oeste do Estado, conta como candidato Gabriel Gomes Alves de Castro (UB), conhecido como Gabriel do Fabiano. São, atualmente, 3,7 mil eleitores na cidade.

Palmelo

No sudeste goiano, a cidade conta como candidato Renato Damasio Resende (Pode). Atualmente, o município consta com 2,4 mil eleitores.

Perolândia

A cidade do sudeste goiano tem como candidata Grete Elisa Balz Rocha, pelo União Brais (UB). O município conta, atualmente, com 3,2 mil eleitores.

Portelândia

Cidade no sudoeste goiano tem como candidata Marly David Rezende Rodrigues, pelo Partido Liberal (PL). Atualmente, são 3,3 mil eleitores no município.

Como funciona a eleição?

Os casos de apenas uma candidatura a prefeito não infringem nenhum direito eleitoral, pois a legislação eleitoral brasileira não estabelece número mínimo para candidatos e nem de eleitores para que uma eleição seja válida.

Com isso, a eleição segue conforme o cronograma eleitoral. O candidato precisa obter um único voto, podendo ser dele mesmo, para ser declarado eleito no munícipio. No entanto, caso a quantidade de votos nulos seja maior que 50% dos votos a favor do candidato, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) marca uma nova eleição dentro do prazo de 20 a 40 dias.