Cidades goianas estão em alerta para surto de diarreia aguda; confira lista

Cerca de 16 cidades goianas estão em alerta para surto de diarreia aguda. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) nesta terça-feira, 20, que informou a notificação de 3.041 casos, até o momento, em todo o Estado.

Segundo a SES, os primeiros casos foram registrados em junho de 2024 em Campos Belos, com maior número de casos; Cavalcante e Monte Alegre de Goiás. A superintendente em Vigilância de Saúde, Flúvia Amorim, informou que é comum a presença deste tipo de contaminação durante essa época do ano com o rotavírus, mas que pode estar acontecendo dois tipos de contaminação ao mesmo tempo, entre elas a suspeita de contaminação por água.

Confira a lista de municípios em surto:

Campos Belos

Cavalcante

Monte Alegre de Goiás

São Miguel do Araguaia

Nova Crixás

Aruanã

Britânia

Cachoeira Alta

Goiatuba

Caturaí

Caldas Novas

Porangatu

Goiânia

Inhumas

Trindade

Firminópolis

O que é diarreia aguda?

As doenças diarreicas agudas (DDA) correspondem a um grupo de doenças infecciosas gastrointestinais caracterizadas por, no mínimo, três episódios de diarreia aguda em 24 horas. A característica para identificar este tipo de doença é a diminuição da consistência das fezes e aumento do número de evacuação, quadro que pode ser acompanhado de náusea, vômito, febre e dor abdominal.

A diarreia aguda pode ser causada por diferentes microrganismos infecciosos, como bactérias ou vírus, encontrados em alimentos, águas ou, até mesmo, com pessoas e animais infectados.

De acordo com Flúvia Amorim, para não correr risco de ser infectado é necessário o uso de água tratada e, se não tiver, ferva a água, filtre ou use hipoclorito de sódio, que ajuda na desinfecção. A limpeza dos alimentos também é importante para não contrair a doença.

Em caso de infecções em crianças causadas por vírus, não a leve para a escola ou creche para evitar que seja transmitido aos outros.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

PF realiza operação contra desvio de cota parlamentar e investiga assessores dos deputados Jordy e Sóstenes

A Polícia Federal está realizando buscas em endereços ligados a assessores dos deputados federais Carlos Jordy (PL-RJ) e Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ) nesta quinta-feira, 19. A ação faz parte de investigações sobre desvio de cota parlamentar. Os mandados estão sendo cumpridos por policiais federais na sede de escritórios ligados aos parlamentares no Rio de Janeiro. A operação visa aprofundar as apurações sobre possível mau uso de recursos públicos destinados à cota parlamentar. Segundo as autoridades, há indícios de que assessores possam estar envolvidos em práticas irregulares referentes a essa verba. Os deputados federais em questão não foram alvo direto das buscas, mas seus colaboradores estão sendo investigados neste momento. A PF não divulgou mais detalhes sobre a operação em andamento, que busca esclarecer os possíveis desvios de recursos provenientes da cota parlamentar destinada aos gabinetes dos deputados.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp