Cerca de 16 cidades goianas estão em alerta para surto de diarreia aguda. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) nesta terça-feira, 20, que informou a notificação de 3.041 casos, até o momento, em todo o Estado.
Segundo a SES, os primeiros casos foram registrados em junho de 2024 em Campos Belos, com maior número de casos; Cavalcante e Monte Alegre de Goiás. A superintendente em Vigilância de Saúde, Flúvia Amorim, informou que é comum a presença deste tipo de contaminação durante essa época do ano com o rotavírus, mas que pode estar acontecendo dois tipos de contaminação ao mesmo tempo, entre elas a suspeita de contaminação por água.
Confira a lista de municípios em surto:
Campos Belos
Cavalcante
Monte Alegre de Goiás
São Miguel do Araguaia
Nova Crixás
Aruanã
Britânia
Cachoeira Alta
Goiatuba
Caturaí
Caldas Novas
Porangatu
Goiânia
Inhumas
Trindade
Firminópolis
O que é diarreia aguda?
As doenças diarreicas agudas (DDA) correspondem a um grupo de doenças infecciosas gastrointestinais caracterizadas por, no mínimo, três episódios de diarreia aguda em 24 horas. A característica para identificar este tipo de doença é a diminuição da consistência das fezes e aumento do número de evacuação, quadro que pode ser acompanhado de náusea, vômito, febre e dor abdominal.
A diarreia aguda pode ser causada por diferentes microrganismos infecciosos, como bactérias ou vírus, encontrados em alimentos, águas ou, até mesmo, com pessoas e animais infectados.
De acordo com Flúvia Amorim, para não correr risco de ser infectado é necessário o uso de água tratada e, se não tiver, ferva a água, filtre ou use hipoclorito de sódio, que ajuda na desinfecção. A limpeza dos alimentos também é importante para não contrair a doença.
Em caso de infecções em crianças causadas por vírus, não a leve para a escola ou creche para evitar que seja transmitido aos outros.