Mamãe de primeira viagem

O desejo da gravidez costuma vir acompanhada por uma série de dúvidas, principalmente se for a primeira experiência

A gravidez proporciona um período de grandes transformações para as mulheres e todos os que convivem com ela. O período para muitas grávidas são de várias dúvidas que são desvendadas na prática e na troca de experiências com outras mulheres. Para a jornalista e criadora do Manual da Mamãe, Flávia Teodoro, a gravidez foi um momento de buscar muitas informações por ser uma experiência nova. “A gente sempre diz que quando nasce um bebê, também nasce uma mãe, porque a gente vai descobrindo como ser mãe com a vivência. Antes disso não tem muito como saber. É um período de muita ansiedade, de muita vontade que tudo dê certo”, conta.

Para Flávia que é mãe de três meninas, Ana Gabriela, 12 anos, Ana Liz, 6 e Ana Carolina 4, as três gestações foram tranquilas. A primeira filha ela teve com 30 anos, a segunda com 35 e a última com 37. De acordo com a jornalista, em função da maturidade, a gravidez aos 37 foi menos complicada do que a primeira. A primeira experiência da gestação, Flavia, desenvolveu uma ansiedade de querer fazer tudo, incluindo o melhor quarto, melhor médico, quem acompanharia o parto. “Tudo o que você precisa fazer na gravidez e que nem sempre tem informação”, disse.

A farmacêutica Leandra Letícia dos Passos Oliveira, mãe da Anna Laura, de 5 meses, diz ter tido muitas dúvidas, entre elas, sobre a contagem das semanas na gestação, “mas todas foram solucionadas pelo médico obstétrico do pré-natal”. Leandra diz que ser mãe “foi uma experiência maravilhosa e única”. “As dificuldades foram enjoos no início e o inchaço e a barriga enorme no final da gravidez que dificultava um pouco a rotina do dia a dia, mas o amor enorme que crescia dentro de mim me dava forças para superar todas as dificuldades e curtir cada momento, pois ser mãe é uma dádiva de Deus e um grande sonho para mim”, afirma.

 

Manual da Mamãe 

O Manual da Mamãe foi lançado há 13 anos e hoje a rede relacionamento inclui páginas no Facebook com mais de 550 mil seguidores e no Instagram, com 277 mil seguidores. Antes de ser mãe, Flávia lançou o Manual da Mamãe. A gravidez da irmã inspirou esse projeto Ela chegou em casa cheia de dúvidas sobre médicos, saúde, o que comprar e daí eu pensei que seria interessante ter um guia que ajudasse a grávida. É um momento em que a gente fica perdida em relação a produtos e serviços, pois era um universo que antes você não acompanhava. Eu vi a necessidade dela e lancei o manual.” Confira os links:

Facebook: https://www.facebook.com/manualdamamae/

Instagram:  https://www.instagram.com/manualdamamaegoiania/?hl=pt-br

Dicas para a saúde da grávida:

  • Tomar um pouco de sol durante o início da manhã ou o final da tarde, inclusive nas mamas.
  • Usar boné ou chapéu e protetor solar no rosto, para evitar manchas de pele.
  • Evitar descolorantes, tinturas de cabelo, alisantes e onduladores que contêm amônia e outros componentes que podem fazer mal ao bebê.
  • Sair de ambientes onde haja fumantes, em qualquer fase da gravidez. Respirar a fumaça com frequência pode afetar o bebê.

Curiosidades do período da gravidez:

  • O desejo de comer coisas estranhas é comum na gravidez. Não há risco de o bebê nascer com problemas caso você passe vontade.
  • A mulher grávida não precisa comer por dois.
  • Dormir de bruços não machuca o bebê, mas dormir sobre o lado esquerdo é melhor.
  • A mulher que fez uma cesariana pode ter parto normal na gravidez seguinte.
  • A mulher pode lavar a cabeça desde o primeiro dia após o parto.
  • A mulher grávida pode fazer tratamento odontológico.

Fonte: Caderneta da Gestante/Ministério da Saúde

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Mauro Cid confirma ao STF que Bolsonaro sabia de trama golpista

Em depoimento ao Supremo Tribunal Federal (STF), o tenente-coronel Mauro Cid afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estava ciente de um plano para um golpe de Estado. O ex-ajudante de ordens foi ouvido pelo ministro Alexandre de Moraes na última quinta-feira, 21, para esclarecer contradições entre sua delação premiada e as investigações conduzidas pela Polícia Federal (PF).

De acordo com informações apuradas pela PF, a investigação revelou a existência de um plano envolvendo integrantes do governo Bolsonaro para atentar contra a vida de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro Alexandre de Moraes. Contudo, os advogados de Mauro Cid negam que ele tenha confirmado que Bolsonaro estava diretamente envolvido na liderança do suposto plano de execução.

Após prestar depoimento por mais de três horas, o advogado de Cid, Cezar Bittencourt, declarou que seu cliente reiterou informações já apresentadas anteriormente. A advogada Vania Adorno Bittencourt, filha de Cezar, declarou ao Metrópoles que Bolsonaro sabia apenas da tentativa de golpe.

O ministro Alexandre de Moraes validou a colaboração premiada de Mauro Cid, considerando que ele esclareceu omissões e contradições apontadas pela PF. O depoimento foi o segundo do tenente-coronel nesta semana, após a recuperação de arquivos deletados de seus dispositivos eletrônicos pela PF.

Bolsonaro indiciado pela Polícia Federal

No mesmo dia, a Polícia Federal indiciou Jair Bolsonaro e outras 36 pessoas por envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado. O relatório foi entregue ao ministro Alexandre de Moraes, responsável pelo caso no STF.

Entre os indiciados estão os ex-ministros Braga Netto e Augusto Heleno, além do presidente do PL, Valdemar Costa Neto. O grupo é acusado de crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa, atuando em seis núcleos distintos.

Bolsonaro, em resposta, criticou a condução do inquérito, acusando Moraes de “ajustar depoimentos” e realizar ações fora do que prevê a lei. As investigações continuam em andamento, com implicações graves para os envolvidos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp