O serviço de fisioterapia da Policlínica Estadual da Região Sudoeste, unidade do Governo de Goiás em Quirinópolis, tem recebido amplo reconhecimento da população, graças ao acompanhamento individualizado e de qualidade. Na ala, são atendidos aproximadamente 60 pacientes por semana, após encaminhamento médico.
Um dos contemplados é a moradora Eliane Pereira de Jesus Silva. “Eu comecei a fisioterapia há um ano e o progresso foi muito grande. No começo eu chegava aqui de cadeira de rodas e com muita dificuldade fazia os primeiros movimentos. Hoje caminho com ajuda de um andador e faço bicicleta ergométrica”, afirma.
Francisca Martins Ferreira também é frequentadora assídua da “academia”, como chama o espaço. “Hoje sou outra pessoa. Consigo andar bem e tenho outra qualidade de vida. Não me vejo sem fazer fisioterapia para poder viver bem e fazer muita coisa que eu não conseguia”.
De acordo com a fisioterapeuta da unidade, Luciele Martins de Andrade, são atendidos cinco pacientes por dia em turnos distintos, além dos pacientes da hemodiálise, que necessitam da terapia para evitar complicações motoras.
“Todos respondem de maneira muito positiva aos tratamentos e isso é motivo de alegria para toda a equipe assistencial e para os pacientes”, comenta. As sessões de fisioterapia são acompanhadas de modo individualizado, com dimensionamento de carga, intensidade e objetivo de cada pessoa.
O diretor técnico da Policlínica, Wilton Pereira dos Santos, ressalta o diferencial do serviço para a comunidade. “Além de agregar saúde e qualidade de vida para os pacientes atendidos, isso demonstra de maneira clara a preocupação com a humanização”, finaliza. A unidade é gerida pelo Instituto de Planejamento, Gestão e Serviços Especializados (Ipgse).