Vila Cora Coralina recebe lançamento do documentário Na trilha da vida

A Vila Cultural Cora Coralina, unidade da Secretaria da Cultura, recebe o lançamento do documentário Na trilha da vida, que conta a história do maratonista goiano Francisco Lima, de 91 anos, nesta sexta-feira (30/08), em sessões às 18h30 e às 19h30, na Sala Multimídia João Bennio.

O filme tem “acessibilidade plena”: interpretação em Libras e audiodescrição.  A organização pede a doação de 1 litro de leite longa vida aos telespectadores, que será entregue à Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).

A produção do documentário conta com recursos da Lei Federal Paulo Gustavo, operacionalizada pelo Governo de Goiás, por meio da Secult, e narra a inspiradora história de “Seu Francisco”, como é carinhosamente conhecido.

NA TRILHA DA VIDA

O filme mostra o início improvável do atleta no mundo da corrida há quase 10 anos até a conquista das mais de 100 maratonas em diferentes lugares do mundo. No roteiro do documentário também está a preparação de Francisco para conseguir completar cada prova, que chega a pouco mais de 42 quilômetros.

Produzido pela Tupi Filmes, com direção do diretor Raimundo Alves da Silva, a produção tem duração de 17 minutos e promete desvendar como a maratona e a corrida de rua moldaram a personalidade do “vovô das corridas”, que tem uma disciplina admirável.

“Ouvindo-o, é possível perceber que o pequeno senhor, em altura, é claro, é uma mistura de disciplina frente à difícil rotina, talento, foco e capacidade de continuar, apesar das muitas pedras em seu caminho”, comenta o diretor.

Seu Francisco acorda às 5 horas da manhã e seu primeiro destino é a academia, onde fica por quase 5 horas. Lá, o maratonista gasta toda sua disposição física na musculação e jump sob o lema: “Se eu ‘tô movimentando, eu ‘tô vivo”.

“Dois dias da semana eu vou para academia. Quem quer vencer faz assim!”, ensina o atleta.

DOCUMENTÁRIO EM OUTRAS SESSÕES

O projeto de divulgação do documentário prevê a realização de sete sessões gratuitas para a população em instituições responsáveis por cuidar de grupos de pessoas diversas em situação de vulnerabilidade.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Peça “Harry Potter e a Criança Amaldiçoada” chega ao Brasil em 2025

A peça teatral “Harry Potter e a Criança Amaldiçoada”, continuação oficial da saga criada por J.K. Rowling, será apresentada no Brasil no próximo ano, segundo informações divulgadas pela Folha. O anúncio oficial da montagem brasileira está previsto para esta segunda-feira, 16.

Desde sua estreia em 2016, no West End, em Londres, a produção já passou por diversas cidades ao redor do mundo, incluindo Nova York, Tóquio e Hamburgo. Atualmente, está em cartaz na Broadway e em turnê nos Estados Unidos, com apresentações previstas em Los Angeles, Chicago e Washington.

A trama, ambientada quase 20 anos após os eventos de “Harry Potter e as Relíquias da Morte”, acompanha os filhos de Harry Potter e Draco Malfoy, Alvo Severo Potter e Escórpio Malfoy. Juntos, os jovens utilizam viagens no tempo para tentar reverter eventos do passado, mas acabam causando rupturas temporais que levam à ressurreição de Voldemort e alteram a existência de seus familiares.

O roteiro da peça foi criado por J.K. Rowling em parceria com Jack Thorne e John Tiffany. Apesar de nunca ter sido adaptada para o cinema, sua história foi publicada em formato de livro pela editora Rocco, permitindo que fãs de todo o mundo conhecessem os desdobramentos da saga.

“Harry Potter e a Criança Amaldiçoada” é a peça não musical de maior bilheteria da história da Broadway, acumulando mais de US$ 330 milhões (cerca de R$ 2 bilhões). Além disso, conquistou prêmios como o Olivier Awards e o Tony Awards, sendo consagrada em ambas as premiações como a melhor peça teatral.

Apesar de críticas por incoerências narrativas em relação aos livros originais, a obra continua a ser um marco no universo de Harry Potter, atraindo multidões e consolidando-se como um sucesso global.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp