Leandro Vilela ressalta que vai liderar Aparecida por quatro anos em parceria com Caiado e apoio de Gustavo

O candidato a prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela (MDB), recebeu o apoio de diversas lideranças e gestores estaduais em uma reunião realizada na noite de quarta-feira, 28 de agosto, no Espaço de Eventos Tonhão Carreiro. Durante o encontro, Vilela apresentou suas principais propostas e projetos para o desenvolvimento de Aparecida.

“Quem ama Aparecida e sua população está aqui hoje. Eu agradeço a cada um de vocês por esse apoio. Vamos juntos, seguindo os mesmos princípios, valores e caráter do governador mais bem avaliado do país, Ronaldo Caiado”, ressalta Leandro Vilela, que tem o aval de Caiado e dos principais partidos da base do governo estadual na Coligação ‘Para Aparecida Seguir Avançando’.

Vilela disse que sendo eleito vai estabelecer uma parceria forte com o governo estadual para acelerar o desenvolvimento econômico e social de Aparecida e destacou que vai desburocratizar a administração municipal, incentivar o empreendedorismo local e investir educação, saúde e infraestrutura.

“Com o apoio do governador Ronaldo Caiado e do vice-governador Daniel Vilela, vamos fazer grandes parcerias entre a Prefeitura de Aparecida e o Governo de Goiás para garantir a implementação de políticas públicas eficazes. Vou honrar o legado do meu tio Maguito, retomar o programa Cidade Inteligente e de embelezamento da cidade iniciado pelo extraordinário ex-prefeito Gustavo Mendanha e implantar o ‘padrão Caiado’ para levar os serviços públicos para as pessoas e melhorar a qualidade de vida do aparecidense”, argumenta Vilela.

Lideranças de diversas áreas, como educação, saúde, segurança, administração e desenvolvimento urbano, expressaram apoio às propostas de Vilela. “Com Leandro Vilela na prefeitura, temos a capacidade de mudar a história de Aparecida. A cidade precisa de Leandro como gestor, para se desenvolver ainda mais. Vamos disseminar o nome de Vilela para prefeito onde quer que estejamos”, afirmou a coordenadora regional de Educação, professora Núbia Farias.

PALANQUES MÓVEIS

A partir desta semana, a campanha coordenada pelo ex-prefeito Gustavo Mendanha ampliou as frentes de trabalho para levar as propostas de Leandro Vilela prefeito a todos os aparecidenses.
Pela manhã desta quarta-feira, 28, o Vilela e Gustavo caminharam na Avenida Igualdade, no setor Garavelo, enquanto Mayara Mendanha e o candidato a vice-prefeito João Campos (Podemos) percorriam a Avenida J2, entre os setores Mansões Paraíso e Papillon Park.

Na tarde desta quarta, foram realizados três ‘Palanques Móveis’. Vilela percorreu 15 quilômetros pelas ruas da região do Setor Santa Luzia, enquanto Gustavo movimentava o Jardim Tropical e bairros vizinhos e João Campos e Mayara puxavam outro ‘Palanque Móvel’ na região do Jardim Alto Paraíso. Todas as atividades também contam com a presença de candidatos e candidatas à Câmara Municipal.
“Eu avalizo o nome de Leandro para ser prefeito de nossa cidade. Ele tem competência para dar continuidade ao progresso experimentado nos anos da gestão do Maguito e da minha gestão”, reforça Mendanha.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Governo de Goiás investe R$ 6,6 milhões na restauração do Museu Zoroastro Artiaga

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), deu início às obras de restauração do Museu Goiano Zoroastro Artiaga, um dos marcos do estilo Art Deco na Praça Cívica, em Goiânia. Este projeto contou com um investimento de R$ 6,6 milhões e foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
 
As obras, conduzidas pela Superintendência de Patrimônio Histórico e Artístico da Secult, têm como objetivo recuperar as características originais do prédio, valorizar o conjunto arquitetônico e implementar melhorias de acessibilidade e segurança estrutural. Além disso, o espaço será requalificado com uma nova proposta museográfica.
 
Para proteger o público e o edifício histórico, tapumes foram instalados ao redor do prédio. Simultaneamente, começaram a ser elaborados os projetos executivos, além do mapeamento e organização do acervo, que será transferido para outro local durante as intervenções. Durante o restauro, o acervo passará por desinfestação por atmosfera anóxia (ausência de oxigênio) e higienização.

Importância do acervo

A coleção do museu inclui peças arqueológicas, mineralógicas, de etnologia indígena, arte sacra e arte popular, que narram a trajetória do estado e da cidade de Goiânia desde sua fundação até os dias atuais. Essas peças são essenciais para a preservação da memória histórica e cultural de Goiás.
 
A secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, destaca que a preservação do patrimônio histórico e cultural goiano é uma prioridade. “O início das obras de restauro do Museu Zoroastro Artiaga representa um passo fundamental para garantir que este espaço, tão significativo para a memória de Goiás, continue a inspirar as próximas gerações. Estamos comprometidos em entregar à população um museu revitalizado, acessível e preparado para contar a nossa história com ainda mais riqueza e cuidado,” afirma a titular.

História e significado

Inaugurado como o primeiro museu de Goiânia, o Museu Goiano Zoroastro Artiaga é um marco cultural que reflete a diversidade material e imaterial de Goiás. Localizado na Praça Cívica, o edifício foi construído entre 1942 e 1943 pelo engenheiro polonês Kazimiers Bartoszevsky, inicialmente para abrigar o Departamento de Imprensa e Propaganda. Em 1946, foi transformado em museu e recebeu o nome de Zoroastro Artiaga, em homenagem ao professor, advogado, geólogo e historiador que foi o primeiro diretor da instituição. Tombado como Patrimônio Arquitetônico e Histórico Estadual em 1998 e pelo Iphan em 2004, o museu é uma referência do estilo Art Deco, um dos destaques da arquitetura da capital goiana.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp