Casos de COVID-19 aumentam 56% em Goiânia entre julho e agosto

Goiânia registra aumento preocupante de 56% nos casos de COVID-19 entre julho e agosto, com 1.045 e 1.842 casos confirmados, respectivamente. A positividade dos testes também disparou de 6,25% para 25,27% no mesmo período, segundo o Laboratório Estadual de Saúde Pública (Lacen-GO). A faixa etária mais afetada pela doença está entre 30 e 59 anos. Internações e óbitos também acompanharam a tendência de alta, saltando de 15 internações e um óbito em julho para 27 internações e três óbitos em agosto. Desde janeiro, a capital contabiliza 34 mortes por complicações da COVID-19, sendo 20 delas em indivíduos com mais de 60 anos.
 
Diante deste cenário, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia reforça a importância do isolamento social para casos positivos da doença. Amanda Games, coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), alerta: “Informações indicam que pessoas infectadas continuam frequentando ambientes de trabalho e lazer, o que é um erro grave. É fundamental compreender que a transmissão da COVID-19 coloca em risco não apenas a saúde individual, mas também a de outras pessoas, especialmente aquelas com comorbidades, que se tornam mais vulneráveis a complicações e óbitos”.
 
Dados do painel da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) revelam que, entre os óbitos registrados em Goiânia, oito pacientes eram cardiopatas, oito tinham diabetes, cinco eram imunossuprimidos e quatro apresentavam obesidade. “Diversas comorbidades podem ser agravadas pela COVID-19, o que torna o isolamento domiciliar crucial para indivíduos positivos. O período de isolamento varia de acordo com a persistência dos sintomas, podendo ser de cinco, sete ou até dez dias”, explica Amanda.
 
Marília de Castro, gestora de Vigilância em Saúde da SMS, reforça a importância das medidas preventivas, como a higienização frequente das mãos, o uso de máscara por indivíduos infectados e, principalmente, a vacinação como principal ferramenta de proteção contra a doença. “A vacina disponível atualmente é a monovalente XBB do laboratório Moderna, que integra o Calendário Nacional de Vacinação e é atualizada anualmente com base nas cepas circulantes, sendo disponibilizada para o público-alvo”, esclarece.
 
Marília detalha: “A vacina Moderna é destinada a crianças de 6 meses a menores de 5 anos; grupos prioritários, como idosos e imunocomprometidos; indivíduos que nunca foram vacinados; e aqueles com esquema vacinal primário incompleto”. Em Goiânia, a cobertura vacinal contra a COVID-19 está em 21,61%. As doses estão disponíveis para o público-alvo em todas as salas de vacina da rede municipal de saúde.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos