O candidato a prefeitura de Bela Vista de Goiás, Dione do Cará, perdeu uma ação na Justiça onde solicitou que foi retirada uma matéria jornalista. O candidato teria entrado com um recurso alegando ‘fake news’ em uma notícia publicada pelo portal Goiás Notícia, que revelou ataques de Dione a outros adversários políticos por meio de um humorista.
Na decisão, o juiz Thiago Inácio de Oliveira, da 32ª Zona Eleitoral de Bela Vista de Goiás, determinou que a matéria veiculada pelo portal não apresenta difamação ou calúnia ao candidato. “Como dito alhures por ocasião do indeferimento do pedido liminar, verifico que a notícia publicada representa a livre opinião emitida por eleitor a respeito do embate político”.
Humorista
O conflito entre Dione e o veículo de imprensa começou após o portal postar uma matéria divulgado a ficha criminal de Marcos Franklin, conhecido como ‘Teteba’, no artigo 180 de receptação de produto de roubo.
O humorista era um dos principais apoiadores de Dione e, por meio de vídeos na internet, criticava outros adversários que participam da eleição. Ao saber da matéria jornalística, o candidato a prefeitura tentou desvincular seu nome ao do humorista e negou as versões apresentadas pelo jornal.
Com isso, ele entrou com uma ação alegando ‘fake news’, o que foi negado pela Justiça.