Confira o que abre e fecha em Goiânia durante feriado do Dia da Independência

No feriado do Dia da Independência, celebrado em 7 de setembro, a Prefeitura de Goiânia manterá os atendimentos de urgência e emergência na saúde, além das ações de fiscalização e atenção às mulheres vítimas de violência. Serviços de varrição, coletas seletiva e de lixo orgânico, roçagem, remoção, ajardinamento e viveiros seguirão pela capital em regime de plantão.

Para casos de queda de árvores e recolhimento de animais mortos, os serviços também não sofrerão interrupção. Os cidadãos podem solicitar à Central de Atendimento (62) 3524-8555, pelo aplicativo Prefeitura 24 horas ou WhatsApp da Companhia de Urbanização de Goiânia (62) 99855-8555. A coleta domiciliar, que é realizada pelo Consórcio Limpa Gyn, também será mantida. O cronograma pode ser conferido neste link: https://consorciolimpagyn.com.br/plano-de-coleta/.

Veja como será o funcionamento dos órgãos da administração municipal:

Atende Fácil
Unidades do Atende Fácil estarão fechadas no sábado, 7, e o funcionamento normal será retomado na segunda-feira, 9.

Assistência Social
As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) percorrem ruas de Goiânia realizando busca ativa 24 horas por dia. A população pode entrar em contato pelo telefone (62) 3524-7389. A Central de Óbitos de Goiânia funcionará 24 horas durante todo o feriado.

Atendimento às mulheres vítimas de violência
O feriado não altera o funcionamento da Casa Abrigo Sempre Viva, que atende mulheres vítimas de violência doméstica e familiar em Goiânia. O espaço, que tem capacidade para acolher 50 mulheres, fica aberto 24 horas por dia.

O encaminhamento é feito pelas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam). O abrigo tem psicóloga, assistente social e outros profissionais especializados em lidar com ocorrências do gênero. A localização da Casa é mantida sob sigilo por motivos de segurança.

Comurg
A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) mantém o funcionamento das operações essenciais de limpeza urbana, como varrição, podas de árvores, coleta de animal morto, cata-treco, coleta seletiva, eco-pontos, serviços de roçagem, ajardinamento e viveiros por escala. Os cidadãos podem solicitar serviços pela Central de Atendimento (62) 3524-8555, pelo aplicativo Prefeitura 24 horas ou WhatsApp da Comurg (62) 99855-8555.

Coleta de lixo
A coleta domiciliar e varrição mecânica, que são realizadas pelo Consórcio Limpa Gyn, também serão mantidas normalmente. O cronograma pode ser conferido neste link: https://consorciolimpagyn.com.br/plano-de-coleta/.

Fiscalização Ambiental
O atendimento segue normalmente. O plantão fiscal atenderá denúncias ambientais recebidas por meio do telefone 161.

GCM
O funcionamento da corporação será mantido normalmente e, em casos suspeitos, a população pode entrar em contato com a Guarda Civil Metropolitana (GCM) pelo telefone 153.

Saúde
Os casos de urgência e emergência serão atendidos nas 16 unidades de saúde que funcionam 24 horas por dia, conforme classificação de risco, ou seja, com prioridade às situações mais graves. Atualizações sobre testagem, além de informações a respeito das campanhas de vacinação podem ser acompanhadas pelo site www.goiania.go.gov.br/imunizagyn/.

Centro de Zoonoses
O Centro de Zoonoses funcionará em regime de plantão e poderá ser acionado pelos telefones (62) 3524-3131 ou 3524-3130, quando presenciados animais agressivos. Em caso de mordida, a pessoa ferida deve procurar com urgência a unidade de saúde mais próxima.

Samu
Para as situações de urgências e emergências em residências, locais de trabalho e vias públicas, a população deve acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192, que conta com Central de Regulação e profissionais de salvamento.

Lazer
Os parques Zoológico e Mutirama vão funcionar normalmente durante o feriado. O Mutirama funcionará no feriado das 10h às 16h. O funcionamento do Zoológico, por sua vez, é das 8h30 às 17h, com compra de ingressos na bilheteria até às 16h.

CMTC
A Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) informa que as linhas da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) irão operar de forma mista, com planilha horária de sábado nas linhas do BRT e, nas demais, planilha horária de domingo. A CMTC recomenda aos passageiros da RMTC, que utilizem o aplicativo SimRmtc para conferir os horários disponibilizados e a previsão da chegada dos ônibus.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Igreja registra mancha de sangue em estátua de santa

A Diocese de Itumbiara, em Goiás, está investigando uma suposta mancha de sangue aparecida em uma imagem de Santa Rita de Cássia. O incidente ocorreu em maio deste ano, durante a festa da padroeira no povoado de Estulânia. Os fiéis notaram uma mancha vermelha semelhante a sangue na testa da imagem, exatamente no local de um ferimento que a santa é frequentemente representada.

A igreja iniciou uma investigação para apurar as causas da mancha. As hipóteses incluem um fenômeno natural, interferência humana ou, por última hipótese, um milagre. A Diocese enviou amostras do líquido para laboratórios de DNA, em Itumbiara e Uberlândia (MG).

“A mancha ficou muito rala e quase não dava para fazer o segundo exame. Ela pode ser uma área contaminada pelo toque humano. Depois, há as hipóteses levantadas: pode ser sangue colocado lá ou contaminado pelo DNA humano”, afirmou o bispo Dom José Aparecido.

O religioso também explicou que, recentemente, os primeiros testes tiveram os resultados entregues, mas ainda faltam resultados complementares e a realização de novos testes. Depois, o bispo comunicará o caso a representares do papa Francisco no Brasil. Além disso, pessoas que presenciaram o líquido também serão ouvidas.

A comunidade local está ansiosa para saber o resultado da investigação, que pode esclarecer se o ocorrido é um evento sobrenatural ou algo mais explicável. Enquanto isso, a imagem continua a ser objeto de devoção e curiosidade.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp