Policial Militar morre após cair de cavalo durante desfile de 7 de Setembro em São Paulo

Na manhã deste sábado, 7, o subtenente Paulino Cristovam da Silva, de 52 anos, faleceu após cair do cavalo enquanto se preparava para o desfile de 7 de Setembro no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo. O policial, que atuava no Regimento de Polícia Montada “9 de Julho” da Polícia Militar e estava na corporação há 32 anos, sofreu a queda momentos antes do início do evento cívico-militar.

A causa exata do acidente está sendo investigada pela Polícia Militar. As autoridades estão apurando se o subtenente teve um mal súbito que causou a queda ou se o animal o derrubou e o trauma na cabeça levou à morte. Após a queda, colegas policiais tentaram reanimá-lo com massagem cardíaca e o levaram de helicóptero para o Hospital Santana, na zona norte da cidade, onde a morte foi confirmada.

O governador Tarcísio de Freitas expressou pesar pela tragédia em uma postagem nas redes sociais: “Meus mais sinceros sentimentos pela morte do subtenente Paulino Cristovam da Silva. Que Deus conforte familiares e amigos”, disse ele. O secretário de Segurança Pública também prestou homenagem, destacando a triste perda para a corporação.

O Regimento de Polícia Montada “9 de Julho”, responsável pelo policiamento montado em eventos com grandes públicos, continua a prestar apoio à família do policial e aguarda a conclusão das investigações sobre o acidente.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp