Goiás atrai investimento milionário da chinesa Xamano Group para produção de fertilizantes

O Governo de Goiás confirma apoio total à instalação da multinacional chinesa Xamano Group em Goianésia. A empresa, com investimento de R$ 53 milhões, produzirá amônia verde e fertilizantes no parque industrial do Grupo Jalles Machado. O projeto-piloto, inédito no Brasil, utilizará tecnologia limpa para gerar amônia a partir do hidrogênio, abrindo caminho para a produção de combustível alternativo. A iniciativa promete impulsionar o agronegócio e fortalecer a posição estratégica de Goiás no cenário nacional.
 
Em reunião com o vice-governador Daniel Vilela e o secretário-geral Adriano da Rocha Lima, o presidente da Xamano Group, Wei Wang, destacou o modelo de negócio “econômico” do projeto, que poderá ser replicado em grandes fazendas do país. A meta inicial é alcançar 2,6 mil toneladas de amônia/ano.
 
Vilela ressaltou o momento positivo da economia goiana, com indicadores de PIB, educação e segurança pública em alta. “Goiás quer estar à frente em investimentos com tecnologia limpa”, afirmou, convidando a Xamano Group a integrar o rol de empresas que escolhem o estado para prosperar.
 
Adriano da Rocha Lima complementou, destacando a posição estratégica de Goiás para logística e o alto consumo de fertilizantes no país. “O projeto está alinhado com a visão de futuro do governo”, concluiu.
 
Com sede em Hong Kong, a Xamano Group atua nas áreas médica, de energia e financeira. A fábrica em Goiás seguirá o modelo da unidade no Porto de Santos (SP), que já produz combustível alternativo a partir do hidrogênio para abastecer ônibus, caminhões e empilhadeiras.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos