Campeonato de Drone Soccer abre inscrições em Goiás

As Escolas do Futuro de Goiás abrem inscrições para o primeiro Campeonato de Drone Soccer (Futebol de Drone). Marque na agenda: o evento acontece em 28 de setembro. Aproveite a oportunidade e inscreva-se até 20 de outubro (sexta-feira) pelo formulário disponível no link abre.go.gov.br/futeboldedrone. A Escola do Futuro Luiz Rassi, em Aparecida de Goiânia, sedia o desenvolvimento do futebol de drone, modalidade que também ganha destaque na Campus Party Goiás 2024.
 
Dois times, cada um com três a cinco jogadores, disputam a partida em três sets de três minutos. Cada jogador controla um drone-bola. Para marcar um “gol”, o jogador precisa atravessar o drone por uma circunferência presa ao teto da arena de 200 metros quadrados. A equipe que marcar mais “gols” vence.
 
As inscrições para a competição estão abertas para equipes e também para jogadores individuais. A Escola do Futuro de Goiás Luiz Rassi dedica a parte da manhã do dia 28 para a preparação e formação dos times. A competição, por sua vez, acontece na parte da tarde. A instituição destaca-se na área de pilotagem, montagem de drones e robótica.
 
Uma equipe de 20 pessoas, composta por professores, técnicos e estudantes da escola, dedica-se à pesquisa, testes e treinos para o campeonato. Os drones utilizados na competição são desenvolvidos nos laboratórios da escola, equipados com impressoras 3D, equipamentos de robótica e cursos de programação. Essa estrutura garante a robustez necessária para que os drones atuem como bolas neste campeonato.
 
“Este será o primeiro campeonato nacional, pois a modalidade é relativamente nova e ainda não existem times representando o Brasil. Nossa expectativa é que Goiás forme a primeira equipe profissional do esporte no país. E tudo isso saindo de uma Escola do Futuro, pública e gratuita. Isso demonstra os resultados positivos do ensino de robótica e novas tecnologias para os goianos, possibilitado pelo governo de Ronaldo Caiado: além de uma estrutura de ponta, nossos alunos têm acesso ao que existe de melhor na área”, afirma José Frederico Lyra Netto, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás.
 
O professor Cleudo Edson coordena a montagem e os cursos de drones. Ele explica que a montagem abrange tanto a parte física quanto a programação, e tudo isso está inserido no processo de aprendizado dos alunos. “A construção considera os elementos indispensáveis para o desempenho do drone, como a estrutura física, motores, hélices, controladores de velocidade e de voo, bateria, energia, o controle remoto e, mesmo, a programação”, detalha.
 
Vinicius Seabra, diretor da unidade, explica que a ideia é combinar habilidades de pilotagem de drones com estratégias de equipe, como no futebol tradicional. “Mas com a adição de uma dimensão tecnológica e futurista, a fim de promover uma vivência com a robótica e com a tecnologia de drones”, atesta.
 
O campeonato, aberto à comunidade e aos estudantes da escola, conta com o patrocínio da Equatorial Energia. As Escolas do Futuro de Goiás são unidades estaduais de ensino técnico profissionalizante ligadas à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde 2021, o Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT/UFG) administra a rede por meio de convênio.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Confira o que abre e o que fecha no período de Natal e Ano Novo

A Prefeitura de Goiânia informa o funcionamento das repartições públicas e oferta de serviços à população na semana do Natal e Ano Novo. Decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM) institui ponto facultativo nos dias 23, 24, 30 e 31 de dezembro, em virtude do feriado do Natal e do Ano Novo, respectivamente.

O documento não se aplica aos órgãos e entidades da administração pública municipal que, por sua natureza, exijam plantão permanente. Desta forma, serão mantidos todos os serviços de urgência, emergência e os essenciais à população, como salas de vacinação, serviços de limpeza urbana, assistência às mulheres vítimas de violência e ações de fiscalização.

Os casos de urgência e emergência serão atendidos nas 15 unidades de saúde que funcionam 24h, conforme a classificação de risco. A lista completa de unidades de atendimento para pediatria e adultos está disponível no link.

Para emergências em residências, locais de trabalho e vias públicas, a população deve acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192. Estarão abertas as seguintes salas de vacinação, das 8h às 17h: Centro Municipal de Vacianção (CMV), Ciams Urias Magalhães, Ciams Dr Domingos Viggiano e Ciams Novo Horizonte.

A Comurg mantém o funcionamento das operações essenciais de limpeza, como varrição, roçagem, poda de árvores, ajardinamento e viveiros por escala. Os cidadãos podem solicitar serviços pela Central de Atendimento (62) 3524-8555, pelo aplicativo Prefeitura 24 horas ou WhatsApp da Comurg (62) 9855-8555.

Centro de Zoonoses
O Centro de Zoonoses estará de plantão e poderá ser acionado pelos telefones (62) 3524-3131 ou 3524-3130, caso sejam avistados animais agressivos. Em caso de mordida, a orientação é procurar a unidade de saúde mais próxima.

Atende Fácil
As unidades do Atende Fácil estarão fechadas nos dias 23, 24, 25, 30, 31 e 1º de janeiro.

Atendimento às mulheres vítimas de violência

O funcionamento da Casa Abrigo Sempre Viva, que acolhe mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, não será afetado. A casa opera 24 horas por dia, com encaminhamento realizado pelas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam).

Assistência Social
As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) realizarão busca ativa 24 horas. A Central de Óbitos de Goiânia também funcionará durante todo o período.

Guarda Municipal
A Guarda Civil Metropolitana (GCM) funcionará normalmente, e a população pode entrar em contato pelo telefone 153 em caso de ocorrências.

Lazer
Na semana do Natal, o Mutirama seguirá seu calendário normalmente. As atividades do parque começam na quinta-feira, dia 26 de dezembro, funcionando até o domingo, 29, em seus horários habituais das 10h até às 16h.

Assim como no Natal, o Ano Novo não afetará as atividades do Mutirama. Após o feriado do dia 1⁰, na quarta-feira, o parque abre suas portas na quinta, 02, e segue funcionando normalmente até domingo, começando o ano de 2025.

Já o Parque Zoológico sofrerá pequenas mudanças no seu calendário. Na semana do Natal, o parque só abrirá de quinta a domingo. Portanto, na quarta-feira, 25, o zoológico não estará aberto, retornando suas atividades normais na quinta, 26, às 8h30, fechando sua bilheteria às 16h00. No ano novo, o Zoológico não funcionará na quarta-feira (1⁰ de janeiro), e retorna com seu calendário normal na quinta, 02.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp