Press "Enter" to skip to content

Lula convoca reunião emergencial com chefes de Poderes para discutir crise de queimadas

Última atualização 17/09/2024 | 11:59

O Brasil enfrenta uma crise ambiental grave com o aumento alarmante de queimadas e incêndios florestais. Diante da situação crítica, o presidente Lula convocou uma reunião emergencial com os chefes dos demais Poderes da República para discutir ações conjuntas de combate ao fogo. O governo estuda medidas para conter a devastação, enquanto especialistas alertam para os riscos à saúde pública e ao meio ambiente.
 
Após um dia dedicado à análise da situação crítica das queimadas no país, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em conjunto com assessores e especialistas, tomou a decisão de convocar os líderes dos demais Poderes da República. O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Paulo Pimenta, anunciou que o encontro visa uma discussão urgente sobre o tema.
 
“[A reunião é] para que façam um diálogo, a partir desse diagnóstico, dessas informações [sobre as queimadas], e possam pensar de forma conjunta o compartilhamento de responsabilidades, na medida em que existem ações que vão além da responsabilidade do governo federal. A ideia é tratar esse tema não como tema do governo, mas como tema do Estado brasileiro, com a participação de todos os Poderes”, declarou o ministro a jornalistas no Palácio do Planalto.
 
A reunião com os chefes de Poderes está agendada para esta terça-feira (17), às 16h30, no Palácio do Planalto. Lula convidou os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), do Senado Federal e da Câmara dos Deputados. Os presidentes do Tribunal de Contas da União (TCU) e o chefe da Procuradoria Geral da República (PGR) também receberam convites. Além dessa reunião, o governo, por meio da Casa Civil, estuda a viabilidade de uma agenda do presidente Lula com os governadores nos próximos dias.
 
Pimenta explicou que o governo está elaborando uma série de medidas, mas que estas somente serão anunciadas e detalhadas nesta terça-feira. Sem revelar nenhum ponto específico, ele mencionou que as iniciativas incluem, por exemplo, algumas medidas provisórias.
 
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, concederá entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, nesta terça-feira, a partir das 8h, transmitido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).