Agrodefesa realiza operação para garantir a origem e qualidade de sementes comercializadas

A Agrodefesa, órgão responsável pela fiscalização da qualidade de produtos agrícolas em Goiás, realiza uma importante operação em todo o estado. O objetivo? Garantir que as sementes comercializadas sejam de procedência confiável e atendam aos padrões de qualidade exigidos. Essa ação visa proteger o agricultor, que depende diretamente da qualidade das sementes para o sucesso de sua produção, e combater a pirataria, um crime que causa prejuízos milionários ao agronegócio brasileiro.
 
Imagine o agricultor que investe tempo, dinheiro e esforço no plantio, utilizando sementes que acredita serem de qualidade. No entanto, ao longo do desenvolvimento da cultura, percebe que a produção está abaixo do esperado, as plantas não se desenvolvem como deveriam e a frustração toma conta. A causa? Sementes piratas, sem garantia de origem e qualidade, que podem conter pragas, doenças e germinar em plantas menos produtivas.
 
Para evitar esse tipo de situação, a Agrodefesa atua em diversas frentes. Uma delas é a fiscalização em estabelecimentos comerciais, onde os fiscais verificam a origem das sementes, solicitam notas fiscais e comprovantes de origem, além de analisarem a qualidade física das sementes, buscando por indícios de adulteração ou falsificação. A ação da Agrodefesa é fundamental para garantir a segurança do agronegócio goiano.
 
A comercialização de sementes piratas é um problema sério, que afeta não só a economia, mas também a saúde pública. Sementes de origem duvidosa podem estar contaminadas com pragas e doenças que podem se espalhar rapidamente, causando danos irreversíveis à agricultura local. Além disso, a pirataria desestimula a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias no setor, já que empresas investem em inovação e qualidade, mas perdem mercado para produtos falsificados e mais baratos.
 
A Agrodefesa, em sua constante luta pela qualidade do agronegócio goiano, orienta os agricultores a adquirirem sementes apenas de fornecedores confiáveis e com registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). É importante verificar se a embalagem possui o selo de certificação, o número de lote e a data de validade. A compra de sementes certificadas garante a procedência, a qualidade e a segurança para o agricultor.
 
A fiscalização da Agrodefesa é fundamental para garantir a qualidade das sementes comercializadas em Goiás. A ação protege os agricultores, garante a saúde pública e contribui para o desenvolvimento do agronegócio goiano. A conscientização dos agricultores sobre a importância de adquirir sementes certificadas é fundamental para combater a pirataria e garantir a sustentabilidade da agricultura.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos