Curta goiano “Consumidos” terá estreia gratuita no CineX

O lançamento do curta “Consumidos”, da produtora goiana Caolha Animation, em parceria com a Animatriz Studio, será neste sábado, 21, no CineX do Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia. O filme terá sessão às 17 horas, voltada a pessoas com deficiência visual e auditiva. Na sequência, às 18 horas, será exibida sessão aberta ao público. A entrada é gratuita.

O curta é realizado com recursos da lei federal Paulo Gustavo e do Fundo de Arte e Cultura, do Governo de Goiás, mecanismos operacionalizados pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

CONSUMIDOS

Com direção do cineasta Caco Pereira, o roteiro segue Lázaro, um personagem que anseia em comer alimentos verdadeiros pelo menos uma vez na vida.

“Consumidos” mostra uma sociedade dividida, em que as pessoas de alta renda podem usufruir de diversos prazeres, inclusive o de comer bem. Enquanto isso, a camada mais pobre trabalha sem parar e possui alimentação somente à base de pílulas, por falta de tempo e dinheiro.

Com duração de 15 minutos e muita ação, o filme provoca discussões sobre temas relevantes que já impactam nosso presente, como meio ambiente, segurança alimentar e dignidade social.

O curta foi premiado na Mostra Washington Novaes, do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2024), uma das mais importantes do festival.

ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO

A data da première coincide com o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência (21/09). A sessão com acessibilidade reforça o compromisso com a inclusão cultural.

“Espero que os cinemas e as distribuidoras possam estar cada vez mais equipados para receber as pessoas com deficiência, sejam físicas ou sensoriais. E que os produtores também se atentem para colocar ferramentas de acessibilidade nos filmes, como audiodescrição, legendas descritivas e janela de libras. Só assim podemos criar uma sociedade inclusiva, seja na cultura, no exercício da cidadania, ou no direito à locomoção”, afirma Caco Pereira.

AUDIOVISUAL GOIANO

Exibir “Consumidos” em um cinema de alta qualidade técnica como o CineX é uma oportunidade significativa para o audiovisual goiano. Iuri Moreno, CEO e diretor executivo da Caolha Animation, destaca a importância de lançar o filme nesse espaço.

“É um cinema que está sempre aberto para receber mostras, festivais e lançamentos de filmes locais, oferecendo muita qualidade para o público, tanto técnica quanto de conforto. Então, levar um curta como ‘Consumidos’ para esse espaço valoriza e traz visibilidade a obra que produzimos”, comenta.

SOBRE A CAOLHA ANIMATION

A Caolha Animation Studios produz longas, curtas e séries de animação com foco em questões sociais, ambientais e educativas, valorizando a pluralidade cultural brasileira. Idealizada pelo cineasta goiano Iuri Moreno em 2016, a produtora já participou de mais de 400 festivais, incluindo 10 qualificadores ao Oscar, e recebeu mais de 50 prêmios, entre eles o Grande Otelo e o Prêmio Brasil de Cinema Infantil.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Peça “Harry Potter e a Criança Amaldiçoada” chega ao Brasil em 2025

A peça teatral “Harry Potter e a Criança Amaldiçoada”, continuação oficial da saga criada por J.K. Rowling, será apresentada no Brasil no próximo ano, segundo informações divulgadas pela Folha. O anúncio oficial da montagem brasileira está previsto para esta segunda-feira, 16.

Desde sua estreia em 2016, no West End, em Londres, a produção já passou por diversas cidades ao redor do mundo, incluindo Nova York, Tóquio e Hamburgo. Atualmente, está em cartaz na Broadway e em turnê nos Estados Unidos, com apresentações previstas em Los Angeles, Chicago e Washington.

A trama, ambientada quase 20 anos após os eventos de “Harry Potter e as Relíquias da Morte”, acompanha os filhos de Harry Potter e Draco Malfoy, Alvo Severo Potter e Escórpio Malfoy. Juntos, os jovens utilizam viagens no tempo para tentar reverter eventos do passado, mas acabam causando rupturas temporais que levam à ressurreição de Voldemort e alteram a existência de seus familiares.

O roteiro da peça foi criado por J.K. Rowling em parceria com Jack Thorne e John Tiffany. Apesar de nunca ter sido adaptada para o cinema, sua história foi publicada em formato de livro pela editora Rocco, permitindo que fãs de todo o mundo conhecessem os desdobramentos da saga.

“Harry Potter e a Criança Amaldiçoada” é a peça não musical de maior bilheteria da história da Broadway, acumulando mais de US$ 330 milhões (cerca de R$ 2 bilhões). Além disso, conquistou prêmios como o Olivier Awards e o Tony Awards, sendo consagrada em ambas as premiações como a melhor peça teatral.

Apesar de críticas por incoerências narrativas em relação aos livros originais, a obra continua a ser um marco no universo de Harry Potter, atraindo multidões e consolidando-se como um sucesso global.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp