Terceiro incêndio na Chapada dos Veadeiros destrói equivalente a 3 mil campos de futebol

Um incêndio de grandes proporções, equivalente a cerca de 3 mil campos de futebol, destruiu uma área de aproximadamente 2 mil hectares no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, localizado em Alto Paraíso de Goiás, no nordeste do estado. Este foi o terceiro incêndio registrado na unidade de conservação em duas semanas.
 
Os brigadistas conseguiram controlar o fogo neste domingo (22), mas o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) suspeita que os incêndios tenham sido provocados por criminosos. Aproximadamente cem pessoas estão envolvidas no trabalho de rescaldo, e há preocupação com a possibilidade de que as chamas voltem.
 
Para combater o incêndio, foram utilizados dois aviões que lançaram água nas serras afetadas. As equipes passaram toda a madrugada trabalhando no local. O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, conhecido por sua beleza natural e trilhas no Cerrado, enfrenta um desafio significativo com esses incêndios criminosos.
 
Na quarta-feira, 18, outro incêndio de grandes proporções atingiu a região. Vídeos mostram o avanço das chamas no local. Segundo o ICMBio, o fogo atingiu uma área dentro do parque e outra fora dos limites da unidade. No último dia 11 de setembro, o incêndio que havia atingido o parque por seis dias foi controlado, destruindo mais de 10 mil hectares dentro e fora do parque, equivalente ao tamanho da cidade de Vitória, no Espírito Santo.
 
Os esforços de combate mobilizaram 121 profissionais, entre brigadistas, servidores do ICMBio e do Ibama, além de colaboradores da Aliança da Terra e voluntários. Também foram utilizados dois aviões Air Tractor, um helicóptero e uma frota de 50 veículos, incluindo caminhões, caminhonetes e carros.
 
A Chapada dos Veadeiros está entre os dez destinos que os brasileiros mais desejam visitar no país, segundo uma pesquisa divulgada pelo Ministério do Turismo. O local se destaca pela beleza das cachoeiras e trilhas em meio ao Cerrado, além de chamar a atenção pela sua energia mística. Criado em 1961, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco em 2001, protege uma área de 240.611 hectares de Cerrado, abriga espécies e formações vegetais únicas, centenas de nascentes e cursos d’água, rochas com mais de um bilhão de anos, além de paisagens que se alteram ao longo do ano.
 
A caminhada e os banhos de cachoeira são as principais atividades no parque, em trilhas que eram antigas rotas usadas por garimpeiros. O Parque Nacional fica aberto à visitação todos os dias da semana.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Homem é multado em R$ 2,5 mil por armazenar carne de capivara e pomba

Em uma vistoria realizada pela Polícia Militar Ambienta flagrou um homem armazenando carne de animais silvestres no freezer de uma residência em Emilianópolis, no interior de São Paulo. A ação resultou na apreensão de 4 quilos de carne de capivara e uma pomba amargosa, ambos congelados.

O flagrante foi feito durante uma fiscalização de rotina realizada no local na última sexta-feira, 22, uma vez que o morador criava pássaros em casa. Não foi notado irregularidades relacionadas às aves que estavam na gaiola, mas os policiais desconfiaram de um freezer vertical que estava em um quarto do imóvel.

Questionado, o homem contou que não havia carne de animas silvestres no eletrodoméstico. No entanto, ao abrir o freezer, os policiais encontraram uma pomba amargosa congelada e carne de capivara.

Por fim, o homem confessou que havia matado a pomba recentemente e que a carne de capivara havia sido dada por um conhecido. Ele foi multado em R$ 2.599 por estar em posse de produtos da fauna silvestre sem autorização e responderá pelo crime também na Polícia Civil.

As carnes foram apreendidas e, posteriormente, levadas à vala sanitária.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp