Izaura se compromete em construir duas novas delegacias em Senador Canedo

A Segurança Pública é uma das prioridades da candidata à prefeitura de Senador Canedo, Izaura Cardoso (PSD). Ela afirma que quer devolver à cidade a tranquilidade e a paz que prevaleceram durante as gestões de Vanderlan Cardoso. Antes das duas administrações de Vanderlan, Senador Canedo era tão violenta que havia ganhado o apelido de “Senador Faz Medo”. Segundo Izaura, essa realidade foi transformada por meio de investimentos em segurança, educação e geração de empregos.

A candidata desenvolveu um amplo programa de combate à criminalidade para o município. Embora segurança pública seja tradicionalmente uma atribuição estadual, Izaura acredita que a cidade pode contribuir para reduzir a violência ao investir na criação de empregos, melhoria da iluminação pública, limpeza dos bairros e intensificação do combate ao crime. “Podem ter certeza de que não vou fugir da responsabilidade de melhorar a segurança da população”, afirma.

Em parceria com o governo estadual, Izaura planeja construir duas novas delegacias em Senador Canedo, uma na região do Jardim das Oliveiras e outra na região da Vila Galvão. Além disso, ela promete finalizar as obras da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, Criança e Adolescente, no centro da cidade. A delegacia atual, construída durante o mandato de Vanderlan, ainda está em funcionamento, porém de forma precária. Uma nova delegacia já está sendo construída na região central, inclusive com recursos de emendas parlamentares do senador e ex-prefeito, Vanderlan Cardoso, esposo de Izaura Cardoso.

Izaura destaca que Senador Canedo teve grandes avanços em segurança pública durante a gestão de Vanderlan, mas que é preciso continuar avançando. “Quando assumimos a prefeitura, as pessoas tinham medo de visitar a cidade. Apresentamos um plano de transformação e mudamos essa realidade. Desde então, pouco foi feito. Nossa proposta é retomar o desenvolvimento, e a segurança é parte essencial desse projeto”, disse a candidata.

Se eleita, Izaura promete investir em inovação, ciência e tecnologia para avançar no combate ao crime. Ela também planeja fortalecer o monitoramento eletrônico, com mais câmeras de segurança em pontos estratégicos, além de equipar, treinar e valorizar a Guarda Municipal. “Queremos aproximar os agentes da Guarda Civil Municipal da comunidade, oferecendo melhores condições de trabalho e equipamentos adequados. Já fizemos isso uma vez, e faremos novamente. Não vamos fazer experiência aqui na cidade, é um trabalho com resultados, que já fizemos anteriormente e sabemos que dá certo”, destacou.

Para complementar as medidas de segurança, a candidata afirma que manterá os lotes baldios limpos, garantirá a manutenção de praças, parques e jardins, e fará investimentos na iluminação pública, para que a falta de luz não favoreça a criminalidade. “Se eleita, faremos de Senador Canedo novamente uma referência em segurança”, conclui Izaura.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Governo Lula tem 90% de reprovação no mercado financeiro

Governo Lula: 90% de Reprovação no Mercado Financeiro

A avaliação negativa do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entre os agentes do mercado financeiro alcançou 90%, segundo pesquisa da consultoria Quaest. A reprovação saltou em relação a março, quando era de 64%. Apenas 3% dos agentes aprovam a gestão e 7% a consideram regular.

O temor de uma piora econômica levou 96% a acreditar que o governo não está no caminho certo. A condução da política econômica pelo ministro Fernando Haddad teve sua aprovação reduzida de 50% para 41%, com a reprovação dobrando de 12% para 24%.

O pacote fiscal foi mal recebido, sendo considerado nada satisfatório por 58% e pouco satisfatório por 42%. A credibilidade do novo arcabouço fiscal é questionada, com 58% afirmando que não tem credibilidade.

O mercado reagiu negativamente ao pacote de cortes de gastos e à proposta de isenção do Imposto de Renda, o que elevou as expectativas de inflação. A expectativa para a Selic é de aumento de 0,75 ponto percentual.

Aprovação da nomeação do Banco Central

Por outro lado, 62% dos agentes aprovam a nomeação de Gabriel Galípolo para o Banco Central.

No cenário político para 2026, apenas 34% acreditam que Lula será o favorito, uma queda em relação aos 53% registrados anteriormente.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp