Segunda pesquisa Direct: Mostra cenário de virada em Senador Canedo

Nova pesquisa da Pesquisa Direct, divulgada com exclusividade pelo jornal A Redação nesta terça-feira, 24, confirma o avanço de Izaura Cardoso (PSD) na corrida eleitoral e a tendencia de virada na eleições da mulher do senador Vanderlan  Cardoso (PSD). Na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados, mostrou que o atual prefeito soma 30.4% das intenções de voto, consolidando sua liderança na corrida eleitoral. Izaura Cardoso (PSD) cresceu significativamente e figura em segundo lugar com 26.2% das intenções de voto, acirrando a disputa pela prefeitura.

Na sequência, aparecem Doutora Cristiane Pina (SD) com 16.4%; o ex-prefeito Divino Lemes (PSDB) com 7.9%; Welma Lira (PL) com 4.1%; e Dr. Rangel (Rede) com 0.8%. Os votos nulos somam 3.5%, enquanto 10.7% dos eleitores não souberam dizer em quem votar.

No cenário espontâneo, quando os nomes dos candidatos não são apresentados, Pellozo soma 27.6%, seguido por Izaura Cardoso com 18.7%. A Dra. Cristiane Pina aparece em terceiro lugar com 14.9%, e o ex-prefeito Divino Lemes está em quarto com 5.2%.

Em relação à rejeição, Divino Lemes é o candidato em que a maioria dos entrevistados disse que não votaria de jeito nenhum, com 30.4% dos votos de rejeição, seguido por Pellozo com 24.3% e Izaura Cardoso com 8.7%. A margem de erro da pesquisa é de 4.5% e a pesquisa, registrada no TSE (08855/2025), ouviu 450 eleitores de Senador Canedo nos dias 19 e 20 de setembro.

Confira aqui o resultado da 1ª Pesquisa Direct de Senador Canedo

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Hackers atacam site do governo argentino e divulgam ofensas a Javier Milei

O site oficial do governo da Argentina foi alvo de um ataque cibernético na noite desta quarta-feira, 25. Durante a invasão, os hackers publicaram ofensas direcionadas ao presidente Javier Milei, além de conteúdos antissemitas.

De acordo com o jornal La Nación, o portal “Mi Argentina” ficou fora do ar por mais de uma hora, impossibilitando o acesso aos serviços disponíveis. A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do país informou que o ataque ocorreu por volta das 21h30.

Entre as ações dos invasores, foram divulgadas músicas com insultos ao presidente, alterações em cabeçalhos e rodapés do site e uma série de stories na conta oficial do governo argentino no Instagram.

Em nota publicada na rede social X, a Secretaria de Inovação afirmou que o episódio reflete a precariedade dos sistemas herdados de administrações anteriores. O órgão também criticou a oposição por não apoiar investimentos em cibersegurança, previstos no decreto de necessidades e urgência proposto por Milei.

A Secretaria declarou ainda que o problema foi resolvido e os sistemas foram restabelecidos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp