Adolescente brasileiro morre em bombardeio israelense no Líbano

O Itamaraty lamento, nesta quinta-feira, 26, a morte de um adolescente brasileiro no Líbano após ataques israelenses no país. Ali Kamal Abdalhha, de 15 anos, estava com o pai Kamal Hussein Abdallah, de 64 anos, quando foi vítima de um bombardeio que atingiu a fábrica da família em Kelya, no Vale do Bekaa, a 30 km de Beirute.

Em nota, o governo brasileiro criticou os ataques e reiterou o apelo por um cessar-fogo. O órgão informou que a Embaixada Brasileira em Beirute está em contato com familiares das vítimas que moram no Brasil, em Foz do Iguaçu, e que o irmão do adolescente está sendo trazido ao Brasil juntamente com a mãe.

“O governo brasileiro manifesta solidariedade à família e condena firmemente os ataques aéreos israelenses contra áreas civis no Líbano, reiterando o apelo para que as hostilidades cessem imediatamente.”, informou o Itamaraty por meio de nota.

O vereador Adnan El Sayed, de Foz do Iguaçu, lamentou a morte de Haj e Ali, com quem esteve recentemente em uma visita da família na cidade. “Busco forças na justiça divina e na resistência libanesa para lidar com a dor diante das perdas diárias nesse massacre à Palestina e ao Líbano”, disse o vereador.

Bombardeios no Líbano

Os recentes ataques entre Israel e Hezbollah têm raízes em uma série de eventos que começaram em outubro de 2023. Após um mortífero ataque de Hamas contra Israel, Hezbollah iniciou disparos transfronterizos em protesto pela guerra em Gaza, exigindo um alto el fuego como condição para cessar seus ataques.

Os ataques aéreos israelenses contra objetivos de Hezbollah no Líbano resultaram em um alto número de vítimas. Até o momento, mais de 492 pessoas morreram e cerca de 1.600 foram feridas apenas em um dia, marcando o dia mais letal de ataques israelenses desde a guerra de 2006.

Na última segunda-feira, 23, mais de 560 pessoas morreram e mais de 1.800 ficaram feridas em ataques direcionados ao grupo de extremista libanês Hezbollah. Na quarta-feira, o grupo extremista retaliou com o lançamento de um míssil contra Israel, e as forças israelenses reagiram atacando alvos associados ao grupo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos