Abel Ferreira, o técnico do Palmeiras, foi suspenso por dois jogos após ter sido flagrado pelo VAR fazendo um gesto obsceno durante o confronto contra o Flamengo, nas oitavas de final da Copa do Brasil, realizado no Allianz Parque.
A decisão foi tomada nesta quinta-feira, 26, pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que enquadrou o treinador no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), relativo a condutas contrárias à disciplina e à ética esportiva.
Expulso durante a partida após revisão do lance no monitor pelo árbitro Anderson Daronco, Abel foi julgado e suspenso em primeira instância pela 4ª Comissão Disciplinar do STJD. A punição, que poderia chegar a seis jogos, acabou sendo de dois, mas como o Palmeiras já foi eliminado da Copa do Brasil, o técnico terá que cumprir a suspensão no Campeonato Brasileiro, conforme prevê o artigo 171 do CBJD.
O incidente com o gesto obsceno contra o Flamengo gerou uma punição significativa, e o Palmeiras não concorda com a decisão. O clube já anunciou que vai recorrer, buscando um efeito suspensivo. Eles consideram injusta a aplicação da pena em uma competição diferente daquela em que o incidente ocorreu, afetando diretamente o desempenho do time no Campeonato Brasileiro.
Caso o recurso não tenha sucesso, Abel ficará de fora dos próximos jogos do Palmeiras na Série A, incluindo os confrontos contra o Atlético-MG neste sábado, 28, e o Red Bull Bragantino no dia 5 de outubro. O Alviverde espera contar com a presença de seu treinador à beira do campo enquanto o recurso é julgado, mantendo a estratégia e o ânimo da equipe intactos.