A previsão para este sábado, 28, em Goiânia indica a possibilidade de chuva em áreas isoladas, de acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). Segundo o órgão, a precipitação esperada é mínima, com volume estimado em apenas 1 mm, caracterizada como um “chuvisqueiro” pelo gerente do Cimehgo, André Amorim. Essa quantidade de chuva deve ser rápida, durando cerca de cinco minutos.
Embora a expectativa de chuva exista, o volume é insuficiente para aliviar a seca que atinge a região. Amorim citou o exemplo de Jataí, que registrou 4 mm de chuva recentemente, um valor considerado baixo e insuficiente para mudar a situação de estiagem. “Precisamos de uma frente fria robusta para provocar uma chuva de verdade”, destacou ele, sem previsão de quando isso pode ocorrer.
As temperaturas em Goiânia neste sábado podem oscilar entre 20°C e 38°C, enquanto a umidade relativa do ar deve ficar entre 14% e 55%, índices que colocam o clima em níveis de alerta. A estiagem ainda afeta a maior parte do Estado de Goiás, com a umidade do ar em patamares críticos, impactando a qualidade do ar, que está classificada como “regular a ruim”, em grande parte devido às queimadas.
Em outras regiões de Goiás, a previsão é semelhante. As áreas Central e Sul do Estado também podem registrar 1 mm de chuva, enquanto no Sudoeste a expectativa é de 5 mm. Já nas demais regiões, não há previsão de precipitações significativas. Em relação às temperaturas, o Leste pode registrar mínima de 17°C, enquanto as regiões Oeste e Norte podem alcançar máximas de até 42°C.
Apesar da possibilidade de uma leve chuva, a seca continua, e a previsão de mais calor na próxima semana reforça a necessidade de chuvas mais intensas para reverter o quadro de estiagem no Estado.