Medidas para um trânsito melhor

Pacientes do Hugol propõe medidas educativas de trânsito para melhorar a qualidade de vida dos motoristas
O mês do Maio Amarelo, campanha global de conscientização para redução de acidentes de trânsito, realizada pelo Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira, da SES (Hugol), buscou opiniões dos pacientes vítimas de incidentes sobre o que pode ser feito para um trânsito mais seguro. A Deusmira Borges  teve sua perna fraturada quando um vizinho, deu ré em sua caminhonete ao sair de casa, não a viu e acabou atropelando. De acordo com a aposentada, não houve um culpado nesse caso. “Nas ruas, tanto pedestres quanto motoristas têm que estar atentos. Acidentes normalmente acontecem em momentos de distração de ambas as partes”, manifesta Deusmira.
Entre julho de 2015 e dezembro de 2017, os motociclistas representaram 59% dos 13,921 atendimentos de urgência e emergência às vítimas de acidentes de trânsito no HUGOL, não são respeitados por motoristas de veículos de maior porte. Segundo Jhonas Freire, que se acidentou na colisão de sua moto com um automóvel.  “Muitos motoristas não respeitam a sinalização. Andam acima da velocidade permitida, entre outras infrações. A lei tem que ser respeitada”, relata o paciente. Em menos de um ano, Sebastião Souza, passou por dois graves acidentes, e comenta “o que falta nos motoristas é ter mais responsabilidade. Ações de conscientização são importantes, pois nos fazem lembrar do comportamento que devemos ter enquanto estamos dirigindo”.
O HUGOL acredita na conscientização dos motorista é a melhor solução para salvar vidas. Neste sentido, o programa de prevenção PARE, conscientização e educação. Nas ações promovidas entre 2016 e 2018, já orientou 23.533 condutores com 11 blitze na rodovias e cidade, além da atividades voltadas para pacientes. A unidade de saúde localizada na Região Noroeste está com fachada iluminada na cor amarela em alusão ao mês de conscientização sobre o trânsito.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos