Governo de Goiás lança consulta pública para plano de governo aberto

O Governo de Goiás abriu, na última terça-feira, 1º, uma nova consulta pública para a construção do 1º Plano de Governo Aberto, visando uma gestão pública mais transparente, participativa e inovadora. Qualquer cidadão goiano pode enviar sugestões e propostas por meio de formulário disponível no site da Controladoria-Geral do Estado (CGE-GO) até o dia 31 de outubro. O endereço é https://goias.gov.br/controladoria/.
 
A ferramenta permite que instituições, ONGs e beneficiários de programas do governo, entre outros atores sociais, apontem as ações prioritárias em áreas como saúde, educação e infraestrutura. Essa iniciativa mantém o diálogo com a população, fortalecendo a transparência e a participação social. O preenchimento do formulário é rápido e acessível, com espaço para sugestões detalhadas.
 
Após a coleta das informações, o 1º Plano de Governo Aberto será formatado pelos membros do Fórum Goiano de Governo Aberto, sob a coordenação da CGE, e terá vigência até o ano de 2027. Na primeira fase da consulta pública, realizada em agosto do ano passado, a CGE analisou 50.390 contribuições dos cidadãos, fundamentais para estruturar quatro compromissos distribuídos em eixos temáticos: participação social, ouvidoria, transparência e accountability.
 
Para o controlador-geral do Estado, Henrique Ziller, a contribuição popular é essencial para fortalecer a democracia. “Recentemente fomos aceitos como membros da Parceria de Governo Aberto (Open Government Partnership). Isso significa que Goiás é um ente público que tem interesse em compartilhar informações com o cidadão. Agora é hora de escolher quais são as ações prioritárias do plano. Por isso, convido todos a participarem”, afirma.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Criminosos vestidos de policiais federais assaltam mansão de ex-deputado, em São Paulo

No fim da manhã desta sexta-feira, 22, uma mansão localizada no bairro do Morumbi, em São Paulo, foi alvo de um audacioso roubo. A residência pertence à família do ex-governador de São Paulo, Paulo Maluf, e é habitada por seu filho, Otávio Maluf.

Segundo órgãos policiais, três criminosos estavam armados e vestidos com uniformes da Polícia Federal. Eles invadiram a propriedade e renderam três empregados, além da dona da casa. Os reféns foram ameaçados e amarrados durante a ação. Felizmente, ninguém ficou ferido.

Informações do UOL apontam que Otávio não estava em casa no momento do roubo e que, para conseguirem consumir o assalto, os criminosos se passaram por agentes federais que deflagrariam uma operação na residência da família. A ação durou por poucos minutos.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que o patrulhamento na região foi intensificado para procura dos suspeitos. Até o momento, ninguém foi preso.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp