Prefeitura de Aparecida inicia testes com caminhão de varrição de rua nesta quinta (17)

Equipamento começará as atividades nesta quinta-feira (17) às 17h, em frente ao Paço Municipal e contará com a presença do prefeito Gustavo Mendanha e do secretário interino de Desenvolvimento Urbano, Fábio Passaglia

Um novo equipamento de varredeira mecanizada começa a funcionar nesta quinta-feira (17), em Aparecida de Goiânia. Com o objetivo de testar soluções tecnológicas e também inovadoras, a Prefeitura de Aparecida testará a tecnologia em um período de 15 dias. O projeto será lançado às 17h desta quinta, em frente ao Paço Municipal, e contará com a presença do prefeito Gustavo Mendanha e do secretário interino de Desenvolvimento Urbano, Fábio Passaglia.

A varredeira funcionará no período noturno auxiliando o serviço dos trabalhadores urbanos na limpeza das ruas principais vias da cidade, proporcionando uma varrição mais rápida, sendo uma alternativa inteligente e inovadora. O teste de 15 dias com o caminhão de varrição foi cedido pela empresa que realiza o serviço de coleta de resíduos sólidos de Aparecida de Goiânia, a Quebec Ambiental.

Descrição do objeto

“A varredeira VT651 fornece o equilíbrio ideal entre desempenho, impacto ambiental e baixo custo de aquisição, com aplicativos para atender aos mais variados ambientes – benefícios que tornaram este equipamento conhecido em todo o mundo. Por ter excelente performance de vácuo, sua capacidade de sucção é maior.

Além de possibilitar uma variação de 1200 rpm a 2000 rpm, pode operar eficientemente em ambientes urbanos com rotações mais baixas. Quando o ambiente se encontra com uma quantidade de detritos mais compactada, o motor fornece potência suficiente para que os detritos sejam sugados de maneira eficiente.

Existem três possibilidades de varrição, com a vassoura direita ou esquerda, possibilitando uma largura de varrição de até 2,40 metros, ou com varrição simultânea, possibilitando a largura de varrição de até 3,60 metros.”

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp