Escola do Futuro Basileu França apresenta espetáculo “O Testamento de Afonso Quirino”

A Unidade do Governo de Goiás, a Escola do Futuro em Artes Basileu França, será palco em outubro para o espetáculo “O Testamento de Afonso Quirino”, encenado pelo Núcleo de Altas Habilidades do Corpo Cênico (NAH). Direcionada por Renata Weber e com coordenação geral de Luciano Luc, a peça conta com a dramaturgia de Hélio Fróes e será realizada nos dias 11 e 12, às 19h30, no Teatro Escola Basileu França. Os ingressos podem ser adquiridos na plataforma Sympla ao custo de R$ 20, mais R$ 2,50 de taxa.
 
O enredo acompanha um grupo de artistas mambembes que viajam contando o caos envolvendo o testamento de Afonso Quirino. Combinando música, dança e teatro, a peça incorpora elementos da religiosidade, das tradições e das vivências do Centro-Oeste Goiano. O público é convidado a seguir a saga de Marlon Quirino, filho de Afonso, enquanto ele tenta cumprir a promessa feita pelo pai em seu leito de morte. Em meio a desafios e tropeços, a obra busca conciliar a vida contemporânea com nossas raízes culturais, celebrando a identidade de Goiás e sua contribuição ao patrimônio cultural brasileiro.
 
O NAH do Corpo Cênico é um grupo de pesquisa em teatro fundado em 2010 na Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, resultado de um esforço coletivo de artistas docentes e discentes. Atualmente, conta com 15 artistas-pesquisadores que trabalham em colaboração com professores-artistas da instituição. O grupo já produziu os espetáculos “Semeador de poesias” (2010), “Mumbuca” (2012), “Oratórios” (2019), “((parênteses))” (2020), “Quem matou Dionísio?” (2022), além da websérie “Oratórios” (2021), o podcast “Corpo em prosa” (2021) e o longa “Festa entre parentes” (2024).
 
A EFG em Artes Basileu França, unidade da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), é gerida, sob convênio, pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG), mediante convênio firmado com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos