Saúde na Praça abre Outubro Rosa no HGG

O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) realiza, nesta terça-feira, 08, mais uma edição do Projeto Saúde na Praça, com o tema Diagnóstico precoce salva vidas, em alusão ao Outubro Rosa. A ação vai ocorrer das 7 às 12h, na Praça Abrão Rassi, em frente ao HGG, em Goiânia.

Ação conta com apoio de equipes multidisciplinares compostas por nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, enfermeiros, além de orientações médicas com residentes do serviço de mastologia da unidade do Governo de Goiás.

A iniciativa tem como objetivo alertar a população sobre a importância da saúde preventiva. Além disso, os visitantes poderão realizar testes de aferição de glicemia e pressão. Todos os atendimentos são oferecidos gratuitamente à população.

Outubro Rosa

Para este ano, o tema promovido pelo Ministério da Saúde é Mulher: seu corpo, sua vida. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente em mulheres, após o câncer de pele. Para o Brasil, foram estimados 73,6 mil novos casos em 2024, com risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.

A doença é relativamente rara antes dos 35 anos, mas acima desta idade, a incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. O Ministério da Saúde afirma que cerca de 17% dos casos podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudáveis.

De acordo com a chefe do serviço de mastologia do HGG, Erika Silva, mesmo com a campanha extensa que acontece anualmente, muitas mulheres não realizam com a frequência desejável os exames preventivos.

“Toda mulher, independente da faixa etária, precisa fazer o autoexame. A partir dos 40 anos, em casos assintomáticos, é indicado o exame de mamografia anualmente, e caso haja qualquer alteração, a orientação é procurar atendimento o quanto antes”, explicou.

Mutirão de mamografias

Durante a campanha Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, o HGG também vai promover um mutirão de mamografias para mulheres em situação de rua, colaboradoras da unidade e trabalhadoras de organizações da sociedade civil.

A programação vai contar ainda com uma força-tarefa de cirurgias de reconstrução de mama, com a equipe de mastologia e cirurgia plástica.

Além disso, ao longo do mês, a unidade estará com iluminação da fachada na cor rosa e decoração com flores de cerejeira no Espaço do Trabalhador. O HGG também vai promover palestras sobre o assunto e, para animar pacientes, acompanhantes e colaboradores, o Sarau do HGG contará com programação exclusivamente feminina neste mês de outubro.

Serviço
Saúde na Praça – Outubro Rosa – Diagnóstico precoce salva vidas
Data: 8 de outubro
Horário: 7h às 12h
Local: Praça Abrão Rassi, em frente ao HGG

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Homem é preso por incendiar viatura da PM em Goiânia

Na última quarta-feira, 20, um homem foi preso após provocar um incêndio em uma viatura da Polícia Militar (PM) em Goiânia. O incidente ocorreu na Vila Mutirão, uma região da cidade, mas foi divulgado apenas nesta quinta-feira, 21.

De acordo com as informações, o suspeito utilizou gasolina para atear fogo no veículo, deixado ao lado do carro o galão utilizado para transportar o líquido. Ele confessou o crime logo após ser detido pela polícia.

Em depoimento, testemunhas informaram ter visto o detido comprando combustível em um local próximo onde a viatura estava presa. Câmeras de segurança mostram quando o suspeito sai do local em uma bicicleta.

O suspeito foi encontrado horas depois em uma oficina mecânica no Jardim Colorado, também na capital.

Em nota, a PM informou que a situação foi controlada pelos policiais que estava próximo ao local. O detido, que possuía mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo, foi preso em flagrante por dano qualificado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos