Indústria goiana registra alta de 7,6% em 12 meses

A indústria goiana apresentou um crescimento significativo de 7,6% na variação acumulada em 12 meses, até agosto de 2024, conforme revela a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e validada pelo Instituto Mauro Borges (IMB). Este crescimento coloca Goiás com a segunda maior alta do país, superando em mais de três vezes a média brasileira de 2,4% no mesmo período.
 
O setor que mais contribuiu para este crescimento foi a fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias, com um aumento expressivo de 57,7%. Além disso, a confecção de artigos do vestuário e acessórios também teve um desempenho notável, registrando um crescimento de 38,2%. Esses dados refletem a forte expansão da indústria goiana, que continua a atingir resultados acima da média nacional.
 
No ano de 2024, a indústria goiana também apresentou um crescimento de 4,5% na variação acumulada, enquanto a média brasileira foi de 3%. A fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias foi a atividade destaque do ano, com um crescimento impressionante de 72,4%.
 
“A indústria goiana continua atingindo resultados à frente da média nacional. Os bons resultados refletem na geração de emprego e renda para a população e mantém a nossa economia aquecida”, destacou o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.
 
O secretário estadual de Indústria, Comércio e Serviços, Joel Sant’Anna, atribui os bons resultados à chegada de grandes multinacionais e aos significativos investimentos das indústrias já estabelecidas em Goiás. “Os índices históricos que o estado tem alcançado na indústria refletem a gestão eficiente do governo, que torna a região atrativa para investidores internacionais. A chegada da Weichai, uma das maiores indústrias do mundo, é um exemplo disso”, reforçou.
 
A Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) é um importante indicador de curto prazo que analisa o comportamento do produto real da indústria, tendo como unidade de investigação a empresa formalmente constituída cuja principal fonte de receita seja a atividade industrial.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos