Saúde define plano de ação para ativar Complexo Oncológico

A saúde pública em Goiás está passando por um significativo avanço com a iminente ativação do Complexo Oncológico de Referência (CORA). Este projeto ambicioso, que contou com um investimento de R$ 424,71 milhões, visa oferecer tratamentos de alta qualidade para pacientes com câncer no estado. 
 
O CORA será um dos principais centros de tratamento oncológico em Goiás, dotado de 148 leitos de internação, um centro cirúrgico, farmácia e centro de exames. Essas infraestruturas são cruciais para proporcionar um atendimento integral aos pacientes, desde o diagnóstico até o tratamento e acompanhamento pós-tratamento.
 
A Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) está definindo os preparativos finais para ativar a Ala Infantojuvenil do Complexo Oncológico. Esses preparativos incluem a capacitação dos profissionais de saúde, a organização dos fluxos de atendimento e a garantia de que todas as instalações estejam prontas para receber os pacientes.
 
O CORA representa um marco significativo na luta contra o câncer em Goiás. Com suas instalações avançadas e equipe especializada, o complexo será capaz de oferecer tratamentos mais eficazes, incluindo transplantes de medula óssea para pacientes com câncer no sistema linfático, um procedimento recentemente incorporado na rede pública estadual.
 
Em 2023, Goiás registrou 14.389 casos de internação por câncer, com 2.012 casos de mulheres com câncer de mama. O CORA será fundamental para enfrentar esses desafios, oferecendo tratamentos especializados e aumentando a capacidade de atendimento da rede pública de saúde do estado.
 
O combate ao câncer é uma prioridade do governo estadual de Goiás. Além da construção do CORA, o governo tem implementado várias iniciativas para melhorar o tratamento e a prevenção do câncer, demonstrando um compromisso contínuo com a saúde pública.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos