A historiadora e cantora Tertuliana Lustosa surpreendeu alunos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) após uma performance erótica durante uma palestra, na última quinta-feira, 17. Na ocasião, a palestrante apresentava um estudo quando subiu em uma cadeira, levantou os vestidos e exibiu as partes íntimas. “Educando com o c*”, diz a influenciadora no fim da apresentação.
A apresentação ocorreu durante o I Encontro de Gênero do Grupo de Pesquisa Epistemologia da Antropologia, Etnologia e Política (Gaep) da UFMA. O encontro tem como tema “Gênero para além das fronteiras: tendências contemporâneas na América Latina e no Sul global”. Tertuliana foi convidada para palestrar na reunião, e acabou surpreendendo ao cantar uma música erótica para os alunos.
Em vídeos, a influenciadora aparece dançando e sobe na mesa, cantando: No mestrado da putaria, vou te ensinar gostoso, dando aula na sua pic*. Aqui não tem nota, nem recuperação, não tem sofrimento e se aprende com tesão. De quatro, empino o c*. Educando com o c*”.
No Instagram, a historiadora escreveu: Convido vocês a conhecer a minha pesquisa: Educando com o C… e entender que a universidade é, sim, lugar de múltiplas formas de conhecimento, inclusive do proibidão. Obrigada pelo convite, Gaep-UFMA”.
A apresentação gerou onda de críticas nas redes sociais. Em nota, a UFMA informou que a influenciadora foi convidada para apresenta uma pesquisa própria durante a Mesa Redonda “Dissidências de gênero e sexualidade”. “UFMA não compactua com quaisquer tipos de ações que possam desrespeitar os valores e princípios basilares da instituição.”, informou.