Governo de Goiás reivindica investimentos na Ferrovia Centro-Atlântica

O Governo de Goiás reivindica maior volume de investimentos e de obras de requalificação nos trechos da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) que cortam o Estado, após a renovação do contrato de concessão deste modal que será feita pelo governo federal com a iniciativa privada. Segundo o vice-governador Daniel Vilela, outro pleito relevante é a construção de um ramal da ferrovia que ligue Anápolis à cidade de Araguari (MG).
 
“Nosso objetivo é facilitar o escoamento da produção goiana, a redução significativa de custos do frete e, principalmente, aumentar a competitividade dos nossos produtos”, destacou Daniel durante audiência pública realizada na segunda-feira (21/10) pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Goiânia. A reunião foi coordenada pelo diretor da entidade, Lucas Asfor, e pelo ouvidor Robson Crepaldi.
 
A Ferrovia Centro-Atlântica parte de Anápolis até os portos de Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ) e de Santos (SP). Para o secretário de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Pedro Sales, que também esteve na audiência, a construção de um novo trecho entre o município goiano e Araguari se justifica pela “saturação da capacidade” do Porto de Santos.
 
“Com a ferrovia chegando àquela cidade mineira, é possível abrir uma rota direta para os portos, criando-se novas possibilidades para o escoamento dos nossos produtos”, detalhou. “O que queremos é melhorar o nosso acesso à zona portuária da região Sudeste, em especial ao Porto de Açu (RJ)”, ilustrou.
 
Presidente do Conselho da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial), o empresário José Carlos Garrote endossou as reivindicações do Governo Estadual junto à ANTT. Lembrou que o estado é o quarto maior produtor de grãos do país e que detém o sétimo maior parque industrial. “Temos experimentado um crescimento avassalador, muito acima da média. Com a ampliação da Ferrovia Centro-Atlântica em Goiás, teremos condições de investir muito mais. Vamos aumentar a produtividade com maior eficiência”, projetou.
 
Garrote destacou ainda que o setor produtivo goiano tem trabalhado “de mãos dadas” com o Executivo Estadual, de forma “respeitosa” e com “visão futurista”. “Daí a necessidade de o governo federal assegurar estes investimentos para Goiás a fim de não obstaculizar este crescimento”, pontuou.
 
Com 7,8 mil quilômetros de extensão, a FCA atravessa, além de Goiás, os estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e o Distrito Federal. A renovação da concessão por mais 30 anos, que prevê investimentos privados da ordem de R$ 24 bilhões, abrange 5,7 mil quilômetros de trilhos e inclui os corredores Centro-Leste, Centro-Sudeste, Minas-Bahia e Minas-Rio.
 
Este montante de recursos, afirma a ANTT, será empregado em infraestrutura, tecnologias e na ampliação da capacidade de transporte. Em território goiano, as obras na malha ferroviária estão programadas em Luziânia, Pires do Rio, Catalão, Vianópolis e Ipameri. A partir de agora, as reivindicações e sugestões apresentadas na audiência pública serão acrescentadas aos estudos técnicos que estão sob responsabilidade da Agência de Transportes Terrestres antes da definição acerca da renovação da concessão.
 
Diante de representantes da ANTT e do Ministério dos Transportes, o vice-governador Daniel Vilela aproveitou a oportunidade para reforçar o projeto do Executivo estadual de instituir um consórcio semelhante ao que existe na região Metropolitana, com o Governo de Goiás à frente, para melhorar “substancialmente” o sistema de transporte coletivo no entorno do Distrito Federal.
 
“Iniciamos os diálogos com a Presidência da República e também com o Ministério das Cidades. A Secretaria de Estado do Entorno criou um Grupo de Trabalho, com participação das prefeituras, com este propósito e, nos próximos dias, nos reuniremos com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha”, antecipou Daniel Vilela ao diretor da ANTT, Lucas Asfor. “Os avanços que conseguimos aqui, como modernização e troca da frota, também queremos implantar no entorno”, garantiu.

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Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

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