Idosos e pessoas com deficiência (PCDs) agora têm a facilidade de emitir a credencial de estacionamento de forma digital, starting desde a última sexta-feira, 25. Este novo serviço está disponível via aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) e pelo Portal da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Antes, a credencial precisava ser emitida pelos estados e municípios e impressa para exibição no painel do veículo. Agora, com a versão digital, mais de 16 milhões de idosos e cerca de 3,4 milhões de PCDs cadastrados na base do Registro de Referência da Pessoa com Deficiência poderão aproveitar essa facilidade em todo o território brasileiro.
“A gente está trabalhando todos os dias para inserir mais e mais serviços para facilitar a vida do cidadão, ampliar as facilidades e diminuir a burocracia,” explica o secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão. Esta iniciativa está alinhada às diretrizes da Estratégia Federal de Governo Digital 2024-2027, que busca promover a digitalização dos serviços públicos com foco no cidadão.
A credencial digital para idosos será vitalícia, enquanto para as PCDs, a autorização será mantida enquanto constarem na base do Registro de Referência da Pessoa com Deficiência. Para usar a versão digital, a credencial deve ser vinculada a um único veículo, que pode ser alterado a qualquer momento.
Como Emitir e Vincular a Credencial?
Para emitir e vincular a credencial no aplicativo CDT, o usuário deve seguir alguns passos simples. Primeiramente, abra o app, vá em “Condutor”, selecione “Credencial de Estacionamento” e depois “Credencial de Idoso” ou “Credencial PCD”, conforme o caso. Em seguida, toque em “Emitir Credencial”, aceite os termos, e a credencial aparecerá na tela. A validação dos dados será feita via Renach (para os idosos) e via integração com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e INSS (para os PCDs).
Para vincular a credencial, selecione “Vínculo da credencial a veículo”. Escolha entre veículo próprio ou de terceiro. Se for próprio, selecione o veículo e confirme. Se for de terceiro, informe a placa, o CPF do proprietário e um apelido, toque em “Solicitar Vinculação” e confirme. O proprietário do veículo precisará aceitar a solicitação no aplicativo CDT, acessando “Veículos”, entrando em “Credencial de estacionamento digital” e aceitando o vínculo pendente de aceite.
Tecnologia e Fiscalização
A mudança para a credencial digital exigirá uma mudança de cultura na sociedade brasileira, pois a ausência do documento no painel do veículo não necessariamente indica irregularidade. Isidro dos Santos Monteiro, gerente de Soluções Digitais de Trânsito do Serpro, explica que os agentes de trânsito e policiais têm um aplicativo de fiscalização que permite verificar, por meio da placa ou do QR Code, se existe uma credencial vinculada ao veículo estacionado. Além disso, qualquer cidadão pode verificar a validade da credencial.