Museu Zoroastro Artiaga será restaurado; investimento é de R$ 6,6 milhões

A segunda quinzena de novembro marcará o início dos trabalhos de restauração do Museu Zoroastro Artiaga, uma obra muito esperada pela comunidade cultural de Goiânia. O projeto, que contará com recursos da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) no valor de R$ 6,6 milhões, foi aprovado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artistíco Nacional (Iphan).
 
Restauração Completa e Preservação do Acervo Este projeto é parte integrante dos esforços de requalificação dos prédios da Praça Civíca, iniciados com a reforma das fachadas do Centro Cultural Marietta Telles, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e do Palácio das Esmeraldas. “É um trabalho que nos orgulhamos muito e uma vitória desta gestão,” comemora Yara Nunes, secretaria de Estado da Cultura.
 
Desenvolvido pelas equipes da Superintendência de Património Histórico e Artístico da Secult, o projeto contempla a recuperação das características originais do prédio e a valorização das qualidades arquitetônicas do acervo Art Deco da capital. Além disso, serão realizadas intervenções de acessibilidade e seguraça estrutural para conservar a edificação e requalificar o espaço.
 
A restauração também incluirá a elaboração de uma nova proposta museografica para o local, permitindo que o museu receba novas propostas de exposições de coleções de pecas arqueolôgicas, mineralogicas, de etnologia indigena, arte sacra e arte popular. O processo de desinfestação por atmosfera anoxia e higienização do acervo garantirá a conservação das peças para que elas possam contar a trajetória do estado e da cidade de Goiânia, desde sua fundação até os dias atuais.
 

História e Significância

Localizado na Praça Civíca, no Centro de Goiânia, o edifício do Museu Zoroastro Artiaga foi construído em 1942/43 pelo engenheiro polonês Kazimiers Bartoszevsky, em estilo Art Deco, originalmente para sediar o Departamento de Imprensa e Propaganda. Em 1946, o local foi transformado em museu e ganhou o nome de Zoroastro Artiaga, que foi professor, advogado, geologo e historiador, e o primeiro diretor da instituição. O Museu Zoroastro Artiaga foi o primeiro da capital e foi tombado como Patrimônio Arquitetônico e Historíco Estadual em 1998 e pelo Iphan em 2004.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos