A revista France Football vai premiar, nesta segunda-feira, às 16h (horário de Brasília), os destaques do futebol europeu na temporada 2023/24. O atacante Vinicius Junior, do Real Madrid, é o grande favorito à Bola de Ouro, colocando todos os holofotes sobre o brasileiro.
 
Nas redes sociais, os torcedores já estão celebrando o #Viniday, relembrando momentos marcantes de Vinicius no futebol europeu e também na sua época no Flamengo. Os simpatizantes de Vini Jr. lembraram do dia em que o atacante expressou o desejo de ver todos os brasileiros torcendo por ele.
 
A última vez que um brasileiro ganhou a Bola de Ouro foi em 2007, quando Kaká, então jogador do Milan, recebeu o prêmio. Desde então, a disputa pelo troféu foi dominada por Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, que juntos venceram 13 vezes. Agora, após 17 anos, Vini Jr. surge como a maior esperança brasileira para trazer o troféu individual de volta ao país.
 
A cerimônia da Bola de Ouro 2024 será transmitida ao vivo pela TNT e pelo streaming da Max. A live da Central do ge também acompanhará o evento em tempo real. O Real Madrid é o clube com mais indicados ao prêmio de melhor jogador, com nomes como Jude Bellingham, Dani Carvajal, Kylian Mbappé, Toni Kroos, Antonio Rüdiger e Federico Valverde, além de Vinicius Junior.
 
Vini Jr. é o único brasileiro entre os 30 finalistas e já esteve na lista final das temporadas 2021/22 e 2022/23, terminando em oitavo e sexto lugar, respectivamente. Neymar, pelo terceiro ano seguido, não está entre os finalistas.
 
O desempenho decisivo de Vinicius Junior no Real Madrid, campeão da Supercopa da Espanha, do Campeonato Espanhol e da Champions League, o coloca como forte candidato ao prêmio. Rodri, do Manchester City, e Jude Bellingham, também do Real Madrid, são os principais concorrentes.
 
A Bola de Ouro é decidida por uma lista de 30 finalistas submetida a jornalistas de diferentes países, que fazem o seu Top-5 e atribuem pontuações por posição. O melhor colocado leva o troféu. Até 1994, o prêmio era restrito a jogadores europeus, mas desde 2006, qualquer jogador do mundo pode ser coroado.
 
Entre as mulheres, as brasileiras Gabi Portilho e Tarciane também estão entre as finalistas. Além da Bola de Ouro masculina e feminina, a cerimônia incluirá prêmios como o Troféu Yashin, o Troféu Kopa, o Clube do ano, o Treinador do ano e o Troféu Gerd Müller.

Isso vai fechar em 0 segundos