Última atualização 06/11/2024 | 11:40
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, parabenizou o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, pela vitória no pleito realizado na terça-feira, 5. Trump saiu vitorioso diante da candidata democrata Kamala Harris. Ao defender o respeito ao resultado eleitoral, Lula desejou sorte e sucesso ao futuro governante dos EUA.
“Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia e a voz do povo devem ser sempre respeitadas. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo,” disse Lula por meio das redes sociais.
Recentemente, Lula havia manifestado preferência pela candidata Kamala Harris, argumentando que uma vitória da candidata democrata resultaria no fortalecimento da democracia. No entanto, ao reconhecer a vitória de Trump, Lula reiterou a importância do respeito ao processo democrático e à vontade do povo.
A declaração de Lula reflete a necessidade de diálogo e cooperação internacional para alcançar objetivos comuns de paz, desenvolvimento e prosperidade. Este gesto também destaca a importância da estabilidade e do respeito às instituições democráticas em ambos os países.