ArborizaGyn: Goiânia planta 50 mil mudas de árvores em ação ambiental

Na próxima sexta-feira, 8, às 8h30, o Residencial Três Marias em Goiânia será palco da próxima edição do ArborizaGyn, uma iniciativa da Prefeitura de Goiânia por meio da Agencia Municipal do Meio Ambiente (Amma). Neste evento, as primeiras 100 pessoas a chegarem receberão camisetas doadas por empresas apoiadoras da iniciativa.
 
A previsão é que sejam plantadas 50 mil mudas de árvores na Àrea de Preservação Permanente (APP) do local, que sofreu um incêndio criminoso durante as queimadas deste ano e está sendo investigado pela Delegacia Estadual de Meio Ambiente (DEMA). As camisetas foram doações de empresas que entenderam a importância do programa para a rearborização de áreas degradadas de Goiânia, explica o presidente da Amma, Nadim Neme.
 
Adotar, na prática corporativa, o cuidado com o meio ambiente é essencial para garantir um crescimento econômico e sustentável para essas empresas, avalia Nadim Neme. Este ano, a iniciativa do ArborizaGyn está focada na manutenção e preservação da área que recebeu a primeira edição do programa há três anos.
 
Além do plantio, a unidade de conservação receberá uma pista de caminhada que servirá também como aceiro permanente, estação de ginástica, pet place, playground e iluminação em LED, complementa Nadim Neme. A Prefeitura de Goiânia espera contar com a participação da população da região, especialmente estudantes e educadores de unidades escolares.
 
A intenção em envolver a comunidade no evento é mostrar que a área de preservação beneficia toda a comunidade da região e a cidade em geral. Cuidar do meio ambiente e garantir um futuro com mais qualidade de vida para todos, e que Goiânia continue sendo Cidade Árvore do Mundo, como reconheceu a ONU, destaca a biológa e chefe de gabinete da Amma, Wanessa Castro.
 
Desde 2021, a Amma plantou 400 mil mudas de árvores, com 90 mil delas plantadas dentro do programa ArborizaGyn 3.0 no ano passado, 50 mil na edição 2.0 em 2022, e 62 mil no ArborizaGyn 1.0 em novembro de 2021. Em todos os locais que receberam o plantio, a Amma faz o monitoramento e manutenção periódica das mudas para garantir a recuperação integral das áreas degradadas.
 
Além da Amma, a edição do ArborizaGyn deste ano terá a participação e colaboração da Universidade Federal de Goiás (UFG), com o plantio de outras mudas de árvores, em apoio ao programa Virada Ambiental. São apoiadores desta edição, entre outros, o Sindicato do Comercio Varejista e Derivados do Petróleo (Sindiposto/GO), Agroquima, Grupo Flamboyant e o Laboratório Núcleo.
 
A área de preservação ambiental do Setor Três Marias ficou conhecida nacionalmente em novembro de 2021, pelo plantio de 33 mil mudas de árvores pelo programa ArborizaGyn. Na ocasião, foram plantadas em um único dia, e em apenas 30 minutos, mais de 60 mil mudas de árvores, que também beneficiaram outros pontos degradados: Parque Macambira e Parque Cascavel. A Reserva Ambiental Três Marias receberá mudas de aroeira, jatoba, angico, jenipapo, guapeva, balsamo, inga, pata de vaca, tamboril, canafistula e ipê, as mesmas espécies utilizadas para a recuperação das mudas na edição de sexta-feira.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos