Câmera corporal flagra policiais disputando racha e causando acidente com viatura

Uma câmera corporal de um policial militar registrou o momento em que ele e outro agente disputam um racha enquanto estavam em serviço com uma viatura da Polícia Militar, no bairro do Ipiranga, zona sul de São Paulo. O caso, ocorrido na madrugada de 13 de julho deste ano, veio a público após o Metrópoles divulgar as imagens nesta quarta-feira, 6.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), a conduta dos policiais foi investigada e resultou em um inquérito policial militar, que foi concluído e enviado à Justiça Militar. Quatro agentes foram afastados das atividades operacionais e acusados com base no artigo 175 do Código de Trânsito Brasileiro, que trata da prática de rachas em via pública.

O Tribunal de Justiça Militar apontou infrações ao artigo 280 do Código Penal Militar, que prevê penalidades para violações de regulamentos de trânsito, e ao artigo 308 do Código de Trânsito Brasileiro, que proíbe corridas e disputas automobilísticas em vias públicas. Três dos policiais, que estão em estágio probatório, enfrentam um Processo Administrativo Exoneratório, enquanto o quarto, um soldado de 1ª classe, está sujeito a um Procedimento Administrativo Disciplinar. Ambos os processos podem resultar na exoneração dos envolvidos.

Além das implicações administrativas, os agentes respondem a um processo civil para indenizar danos causados a terceiros e ao patrimônio público. A corrida resultou em prejuízos, incluindo a viatura danificada e danos a dois veículos de civis. No vídeo, o policial ao volante diz: “Vamos apostar um racha?” e acelera, seguido pelo outro carro da PM. Em seguida, o motorista perde o controle e colide, danificando a frente da viatura.

Em nota, a Polícia Militar afirmou que os quatro policiais permanecerão afastados enquanto aguardam a decisão final. A corporação reforçou seu compromisso com a segurança pública, ressaltando seus mais de 190 anos de serviço e medidas para garantir uma atuação preventiva e segura.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos