Ex-flamengo, Adalberto, e Mazinho, ex-Vasco, veem seus filhos criarem ala brasileira após 20 anos quando iniciaram o projeto em Vigo
Mazinho que foi Tetracampeão mundial com a seleção brasileira em 1994, torcerá pela Espanha na Copa do Mundo. O ex-lateral do Flamengo, Adalberto, preferiu ficar em cima do muro. Os dois antigos parceiros são ex-jogadores fora das quatro linhas, e as semelhanças entre eles são várias. Thiago Alcântara e Rodrigo Moreno estudaram juntos durante a infância no Rio de Janeiro e jogaram lado a lado no clube de Regatas.
Quase 20 anos depois, os dois jogadores foram convocados por Julen Lopetegui para a Copa do Mundo e vão reproduzir o antigo elo da parceria nos gramados da Rússia, com a camisa da Roja. Mazinho se manifestou dizendo que essa convocação do Thiago e do Rodrigo para a seleção espanhola tem um sabor especial. “São garotos que se conhecem desde os 10 anos de idade, jogaram sempre juntos. E agora eles conseguiram realizar esse sonho”, comentou Mazinho que é pai do Thiago e um velho amigo da família de Adalberto.
Túnel do tempo
Relembrar é viver e para contar essa história precisamos viajar no tempo e voltar no início dos anos 2000. Em plena virada da década, Rafinha e Thiago, além de filhos de jogadores consagrados, eram talentosos que atuavam fortemente juntos no Flamengo. Com as oportunidades vindo de vento em polpa, Adalberto, Mazinho e suas famílias receberam a proposta para trocar o Rio de Janeiro por Vigo, na Espanha.
Mazinho relembra que foi para a Espanha e trouxe Adalberto com toda a sua família para iniciar na escola de futebol em Vigo. Segundo Mazinho, ele e seu amigo já levava a marca Flamengo em escolinhas de futebol no Brasil. “Através dos garotos fomos crescendo aqui por Vigo. Thiago e Rodrigo começaram a jogar e chegaram ao objetivo de jogar por clubes interessantes. Graças a Deus chegaram ao profissional” disse Mazinho.
Se dependesse na época do treinador de base do Flamengo, Anthony Santoro, que atualmente trabalha no Botafogo, essa mudança nunca teria acontecido. Por ele, Ricardo e Thiago ficariam no regatas e fariam história no clube. Adalberto conta que Anthony chegou a dizer que seria o último a assinar para não colocar o currículo dele, e disse que só assinaria após o decreto do presidente.
Convite para a Copa
Mazinho e Adalberto não imaginaram que um dia seriam convocados para jogar na Copa do Mundo com a camisa da Espanha. Embora os dois jogadores sempre se destacasse pela eficiência nos gramados, isso ainda era um sonho utópico. Era uma possibilidade que jamais passou na cabeça dos jogadores. Como o futebol é um meio incerto os sinais que Rodrigo e Thiago apresentaram durante anos de trabalho resultaram na convocação.
Desde de garotos os dois jogadores se desenvolviam bem e conseguiram cumprir as metas estipuladas. A copa foi resultado do trabalho de todo essa dedicação. “Nunca se sabe o que pode acontecer no futebol, mas esse é o objetivo de todo jogador”, afirma Mazinho.