O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta na quinta-feira, 7, sobre a possibilidade de formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) entre os dias 9 e 10 de novembro. Esse fenômeno meteorológico é conhecido por provocar chuvas intensas e tempestades nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, especialmente no fim da primavera e início do verão. A ZCAS é caracterizada por uma faixa de nuvens que se estende desde a região amazônica até o sul do oceano Atlântico. Para que esse fenômeno se configure, a faixa de umidade precisa persistir por pelo menos quatro dias consecutivos, o que leva o Inmet a recomendar acompanhamento constante das previsões climáticas.
O alerta coincide com o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, que acontecerá no domingo, 10, dia em que os inscritos farão provas de ciências da natureza (química, física e biologia) e matemática.
Além disso, o Inmet emitiu um aviso meteorológico laranja, que indica perigo devido à previsão de chuvas intensas em várias áreas de Goiás, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rondônia, Distrito Federal, Tocantins, Triângulo Mineiro, região central de Minas Gerais, extremo oeste da Bahia, centro-sul do Amazonas, oeste de Santa Catarina e região metropolitana do Rio de Janeiro. O alerta é válido de 13 horas desta quinta-feira, 7, até 10 horas da manhã de sexta-feira, 8, com previsão de chuvas que podem chegar a 60 mm/h e ventos com velocidades de até 100 km/h. Isso pode causar risco de queda de energia elétrica, alagamentos e descargas elétricas.
Especificamente para São Paulo, o Inmet emitiu também um aviso laranja, que abrange o litoral sul, a Baixada Santista, Campinas, Vale do Paraíba e o litoral norte paulista. As chuvas serão fortes e podem trazer risco de alagamentos, rajadas de vento e até granizo. A Defesa Civil do estado alerta para volumes elevados de precipitação, especialmente nas regiões de Marília, Presidente Prudente, Bauru e Araraquara, onde os acumulados de chuva podem ser muito altos.
Em caso de rajadas de vento, é recomendável não se abrigar sob árvores e evitar estacionar veículos perto de torres de transmissão ou placas de propaganda, que podem cair. Em casa ou no trabalho, a orientação é desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, quando possível. Para emergências, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo número 193, e a Defesa Civil do estado está disponível no 199. Para receber alertas e avisos, é possível enviar um SMS com o CEP para 40199 ou adicionar o número 61 2034-4611 no WhatsApp para cadastrar as áreas de interesse.