Homem morto a tiros no Aeroporto de SP; execução ligada ao PCC

Na tarde desta sexta-feira, 8 de novembro, um tiroteio no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, resultou na morte de um homem e ferimentos em outras três pessoas. A vítima fatal foi identificada como Vinicius Lopes Gritzbach, um empresário que havia colaborado com as autoridades sobre esquemas criminosos do PCC.
 
Gritzbach foi morto a tiros de fuzil na entrada do Terminal 2 do aeroporto. De acordo com as informações preliminares, o Corpo de Bombeiros foi acionado, mas o homem não resistiu aos ferimentos.
 
Vinicius Lopes Gritzbach era réu em um processo por lavar dinheiro da facção criminosa. Ele havia atuado na lavagem de aproximadamente R$ 30 milhões provenientes do tráfico de drogas, principalmente através da compra e venda de imóveis e postos de gasolina. Em depoimentos ao Ministério Público de São Paulo, Gritzbach entregou esquemas do PCC e prometeu fornecer mais informações, o que levanta a suspeita de que seu assassinato foi uma “queima de arquivo” motivada por vingança.
 
A execução ocorreu por volta das 16h, e além de Gritzbach, outros homens, identificados como seguranças do empresário, também foram atingidos. Os tiros partiram de um veículo Gol preto. Além disso, houve outro tiroteio perto do Hotel Pullman, nas imediações do aeroporto.
 
As investigações indicam que Gritzbach tinha influência em células do PCC, incluindo participação no “tribunal do crime”, onde se decidia se um integrante deveria ser assassinado por deslealdade à facção. Sua colaboração com as autoridades pode ter sido o motivo principal para o seu assassinato.
 
O Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) foi acionado para investigar o caso. A polícia suspeita que o crime esteja diretamente relacionado à colaboração de Gritzbach com as autoridades, tornando-o um alvo para a facção criminosa.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos