Feira #NoEntornoTem tem presença de 7 mil visitantes e celebra riqueza cultural

A segunda edição da Feira #NoEntornoTem, realizada no último final de semana no Parque da Cidade em Brasília, reuniu cerca de 7 mil visitantes, segundo a estimativa da Polícia Militar de Goiás (PMGO). Este evento trouxe um pedaço da cultura, gastronomia e turismo de cada município goiano do Entorno, conquistando ainda mais o público do Distrito Federal e da região em relação à primeira edição.

“Essa feira é incrível. Aqui você vê trabalhos que refletem o empreendedorismo, o sonho, a coragem e a alma poética do povo do Entorno com seus produtos de altíssimo nível.”, declarou o publicitário Jose Augusto Rabelo, visitante de Brasília. O evento apresentou as riquezas culturais, gastronômicas e turísticas dos municípios de Alexânia (incluindo o distrito de Olhos d’Agua), Abadiânia, Aguas Lindas, Cidade Ocidental, Cocalzinho, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Valparaiso de Goiás.
 
Para Caroline Fleury, secretária do Entorno de Goiás, o evento superou todas as expectativas, reforçando a diversidade cultural e produtiva da região. Ela agradeceu aos participantes, destacando o apoio dos prefeitos e secretários municipais de Cultura e Turismo. “Esse sucesso só foi possível porque vocês acreditam no Entorno e no potencial de cada município.”, afirmou. “Agradeço especialmente as cooperativas que abrilhantaram a feira e aos artesãos, que são um orgulho do nosso estado“, completou.
 
O espaço agro foi um dos pontos altos, com cinco cooperativas regionais apresentando produtos inovadores. Entre eles, pamonha com chocolate, sorvete de mirtilo e a novidade da edição: sorvete de mandioca com calda de cajuzinho do cerrado, uma combinação que surpreendeu e conquistou o público, e foi batizado com o nome da feira #NoEntornoTem.

Apresentação cultural

 
A programação cultural também foi intensa, com apresentações musicais e de dança e até desfile de moda sustentável. Durante os shows, os visitantes exploravam os estandes e as tendas de mais de 50 artesãos. Para o público infantil, a Secretaria de Esporte e Lazer de Goiás (Seel) montou uma área com brinquedos infláveis e cama elástica. A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) disponibilizou um carrinho elétrico que encantou as crianças.
 
A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros também marcaram presença, com equipamentos de segurança e instruções de primeiros socorros. Serviços de medição de pressão arterial e glicemia foram oferecidos, reforçando o cuidado com a saúde dos visitantes.
 
A feira foi aberta no sábado, 9, pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Ele almoçou no local, depois de visitar os estandes e reforçar em seu discurso a importância do Entorno para Goiás. Na abertura, também estiveram presentes a ex-ministra Flavia Arruda, que reforçou seu apoio à valorização do Entorno do DF, assim como o secretário de Relações Internacionais do DF, Paco Britto. Entre os parlamentares do DF presentes estavam a senadora Damares Alves e o deputado distrital Martins Machado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Manutenção deixará 125 bairros de Goiânia e Aparecida sem água neste fim de semana

A Saneago anunciou uma manutenção programada que afetará o abastecimento de água em 125 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia neste sábado, 23. A interrupção ocorrerá das 4h às 17h para a interligação de uma adutora que conecta o Booster Vila Adélia ao Centro de Reservação Atlântico. A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado até a noite de domingo, 24.

A empresa informou que a intervenção faz parte de um projeto para duplicar a tubulação, reforçando o sistema de abastecimento das regiões impactadas. Durante o período, a Saneago pede que os moradores usem suas reservas de água de forma consciente, evitando desperdícios.

Bairros afetados
Em Goiânia, localidades como Jardim Europa, Residencial Alphaville, Buriti Sereno, Jardim Itaipu e Loteamento Celina Park serão impactadas. Já em Aparecida, bairros como Cidade Vera Cruz, Residencial Village Santa Rita, Jardim Helvécia e Garavelo também estarão na lista de áreas com interrupção no abastecimento.

A intervenção é necessária para melhorar a infraestrutura da rede de distribuição de água, mas a Saneago reforça que os moradores devem estar atentos para evitar o consumo excessivo durante a manutenção.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos