Saúde impulsiona a rede de transplante renal em Goiás

Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) deu início, nesta semana, a uma série de visitas técnicas em todas as policlínicas estaduais, em seis municípios das macrorregionais de saúde. As primeiras policlínicas visitadas foram as dos municípios de Posse e Formosa, na Região Nordeste.

As equipes, compostas por profissionais das Superintendências de Políticas e Atenção Integral à Saúde (Spais) e de Regulação, Controle e Avaliação (Sureg), têm como objetivo principal aprimorar a rede de transplantes renais e otimizar o encaminhamento de pacientes em diálise para a avaliação pré-transplante.

A unidade de Posse já se destaca pelo atendimento de qualidade, com 57 pacientes em hemodiálise, sendo que 9 deles estão cadastrados na lista de espera para transplante renal.

Transplante renal

O coordenador de Credenciamento e Monitoramento da Gerência de Transplantes, Ricardo Ribamar da Silva, explicou as etapas que os pacientes devem seguir para acessar a rede de transplantes e reforçou a importância da integração entre os profissionais de saúde para acelerar o processo de inclusão na lista de espera.

“Este é um passo importante da SES no fortalecimento da saúde pública, assegurando que a excelência no atendimento chegue a todos os cantos de Goiás. Parcerias como essa são essenciais para transformar o cuidado com a saúde em realidade para toda a população”, afirmou o coordenador.

As palestras sobre doação renal realizadas pelas equipes de nefrologia e transplantes da SES destacam a importância do fluxo e desmistificam alguns mitos relacionados ao serviço.

“É fundamental esclarecer o processo de doação. Embora não seja uma tarefa simples, ao organizarmos nossa rede, conseguimos facilitar o acesso para aqueles que dependem da transfusão ou do transplante”, garantiu Adriana Rodolfo de Queiroz, coordenadora de nefrologia da SES.

Na próxima semana, as visitas serão nas unidades das cidades de Quirinópolis, Goianésia, Goiás e São Luís de Montes Belos, e também em uma clínica conveniada, em Águas Lindas, onde ocorrerão rodas de conversa com os servidores que atuarão como multiplicadores do alinhamento dos serviços oferecidos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Governo processa 17 planos de saúde por cancelamentos unilaterais

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) instaurou um processo administrativo sancionatório contra 17 operadoras de planos e quatro associações de saúde por cancelamentos unilaterais de contratos e por práticas consideradas abusivas. Segundo o órgão, ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, as práticas provocam graves consequências, como a interrupção de tratamentos essenciais e aumento da judicialização no setor.

A decisão ocorre após a conclusão de um estudo detalhado de monitoramento de mercado que identificou as irregularidades nas rescisões. “A prática, que fere os princípios do Código de Defesa do Consumidor e da regulamentação do setor de saúde suplementar, afeta diretamente a vida de milhares de brasileiros, muitos deles em situação de vulnerabilidade devido a problemas graves de saúde”, diz a Senacon.

Segundo o levantamento do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), as operadoras notificadas têm utilizado lacunas contratuais ou interpretado normas de forma prejudicial ao consumidor para justificar rescisões. A análise feita pela Senacon aponta que os rompimentos unilaterais ocorrem sem justificativa plausível ou descumprem o princípio da continuidade do atendimento.

Quando o processo sancionatório for instaurado, as empresas serão devidamente notificadas e terão prazo para apresentar defesa e corrigir eventuais irregularidades.

Em julho deste ano, a Senacon já havia notificado as operadoras a prestarem esclarecimentos sobre cancelamentos unilaterais de contratos, devido ao aumento expressivo de reclamações registradas nos sistemas consumidor.gov.br e ProConsumidor. Na época, algumas operadoras afirmaram que os cancelamentos ocorreram em contratos coletivos e empresariais e não foram direcionados a pessoas vulneráveis.

Os consumidores podem registrar denúncias junto aos órgãos de defesa, como a plataforma consumidor.gov.br e os Institutos de Defesa do Consumidor (Procons) estaduais.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp