A Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) deu início, nesta semana, a uma série de visitas técnicas em todas as policlínicas estaduais, em seis municípios das macrorregionais de saúde. As primeiras policlínicas visitadas foram as dos municípios de Posse e Formosa, na Região Nordeste.
As equipes, compostas por profissionais das Superintendências de Políticas e Atenção Integral à Saúde (Spais) e de Regulação, Controle e Avaliação (Sureg), têm como objetivo principal aprimorar a rede de transplantes renais e otimizar o encaminhamento de pacientes em diálise para a avaliação pré-transplante.
A unidade de Posse já se destaca pelo atendimento de qualidade, com 57 pacientes em hemodiálise, sendo que 9 deles estão cadastrados na lista de espera para transplante renal.
Transplante renal
O coordenador de Credenciamento e Monitoramento da Gerência de Transplantes, Ricardo Ribamar da Silva, explicou as etapas que os pacientes devem seguir para acessar a rede de transplantes e reforçou a importância da integração entre os profissionais de saúde para acelerar o processo de inclusão na lista de espera.
“Este é um passo importante da SES no fortalecimento da saúde pública, assegurando que a excelência no atendimento chegue a todos os cantos de Goiás. Parcerias como essa são essenciais para transformar o cuidado com a saúde em realidade para toda a população”, afirmou o coordenador.
As palestras sobre doação renal realizadas pelas equipes de nefrologia e transplantes da SES destacam a importância do fluxo e desmistificam alguns mitos relacionados ao serviço.
“É fundamental esclarecer o processo de doação. Embora não seja uma tarefa simples, ao organizarmos nossa rede, conseguimos facilitar o acesso para aqueles que dependem da transfusão ou do transplante”, garantiu Adriana Rodolfo de Queiroz, coordenadora de nefrologia da SES.
Na próxima semana, as visitas serão nas unidades das cidades de Quirinópolis, Goianésia, Goiás e São Luís de Montes Belos, e também em uma clínica conveniada, em Águas Lindas, onde ocorrerão rodas de conversa com os servidores que atuarão como multiplicadores do alinhamento dos serviços oferecidos.