Press "Enter" to skip to content

Falta de óleo diesel interrompe produção de etanol em 19 usinas de Goiás

O problema pode ficar ainda pior, pois o mês está chegando ao fim e os empresários podem ter dificuldades para pagar seus colaboradores e também os fornecedores de cana

De acordo com o Sifaeg, sindicato que representa os produtores de etanol em Goiás, sem óleo diesel para abastecer as máquinas agrícolas utilizadas na colheita e transporte da cana-de-açúcar, o jeito foi paralisar a produção em 19 das 31 usinas em operação. O Sifaeg alertou ainda que se a greve dos caminhoneiros, que completa nesta segunda-feira (28), oito dias, continuar por pelo menos mais dois dias, todas as usinas terão que paralisar a produção.

No caso da comercialização de etanol, as distribuidoras não conseguem retirar de dentro das usinas o combustível que já compraram. Por conta disso, a venda de etanol teve que ser suspensa, acarretando inclusive perda de arrecadação de impostos para o Estado. O problema pode ficar ainda pior, pois o mês está chegando ao fim e os empresários podem ter dificuldades para pagar seus colaboradores e também os fornecedores de cana. Outra dificuldade enfrentada é em relação a produção de energia por meio do bagaço da cana. Se não tem a cana, automaticamente não tem o bagaço da cana para a produção de energia limpa.