Data Venia: Passe livre é concedido a deficiente visual

O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de Goiânia (SETRANSP/GO) deverá conceder passe livre do transporte público a Dercílio Lopes de Almeida, portador de deficiência visual. A decisão, unânime, é do desembargador Alan Sebastião de Sena Conceição, da 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás.O desembargador afirmou que o Dercilio Lopes preenchia as exigências legais para a concessão do passe livre, pois por pericia media ficou comprovado que possuía deficiência visual.

Atendimento médico para detentas

Atender 100% das detentas do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, com resolução de toda a demanda médica apurada. Esse é o objetivo do projeto Saúde da Mulher Encarcerada, lançado nesta semana pelo Ministério Público de Goiás, dentro das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher. A intenção é fazer até sexta-feira (10/3) um mutirão de atendimentos em saúde, com a realização de consultas, exames de mamografia, ultrassom e preventivo (Papanicolau).

Empregado com uso restrito ao banheiro

Os desembargadores da 1ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) entenderam ser correta a indenização por danos morais a um trabalhador que tinha uso restrito de banheiro durante sua jornada. “Uma vez demonstrada a conduta ilícita da reclamada, que gerou constrangimentos e ofensa ao foro íntimo do reclamanteé devida a indenização por danos morais”, destacou a desembargadora Iris Lima de Moraes.

União estável homoafetiva

A CCJ do Senado aprovou o PLS 612/11, que reconhece legalmente a união estável entre pessoas do mesmo sexo e possibilita a conversão dessa união em casamento.Apresentada pela senadora Marta Suplicy, a proposta foi aprovada na forma do substitutivo do relator, senador Roberto Requião, e poderá seguir diretamente para análise da Câmara dos Deputados, se não houver recurso para votação em plenário.

Exposição “Mulheres”

A beleza de ser mulher vai ser mais uma vez comemorada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região. Foi lançada a exposição “Mulheres”, que reunirá 22 obras de quatro artistas goianos, que retratam o universo feminino: Dalmo Antônio, Neilan, Rosy Cardoso e Ivone Vaccaro. A exposição ficará aberta ao público até o dia 24 de março, das 8h às 16h, no Piso 1 do Fórum Trabalhista

Expediente em varas criminais de Formosa

O atendimento ao público e os prazos processuais na 1ª e 2ª varas criminais da comarca de Formosa estarão suspensos na quinta-feira (9) e sexta-feira (10).A paralisação será necessária para relocar a 1ª Vara Criminal para sua estrutura definitiva e a 2ª Vara Criminal para outro local provisório a fim de que o espaço físico seja restruturado.

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial da Uniãoresolução que atualiza as regras sobre o uso de implantes hormonais, popularmente conhecidos como chips da beleza. O dispositivo, segundo definição da própria agência, mistura diversos hormônios – inclusive substâncias que não possuem avaliação de segurança para esse formato de uso.

A nova resolução mantém a proibição de manipulação, comercialização e uso de implantes hormonais com esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos para fins estéticos, ganho de massa muscular ou melhora no desempenho esportivo. O texto também proíbe a propaganda de todos os implantes hormonais manipulados ao público em geral.

“Uma novidade significativa dessa norma é a corresponsabilidade atribuída às farmácias de manipulação, que agora podem ser responsabilizadas em casos de má prescrição ou uso inadequado indicado por profissionais de saúde. Essa medida amplia a fiscalização e promove maior segurança para os pacientes, exigindo mais responsabilidade de todos os envolvidos no processo”, disse em nota Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbenm).

“É importante destacar que essa nova resolução não significa aprovação do uso de implantes hormonais nem garante sua segurança. Ao contrário, reforça a necessidade de cautela e soma-se à resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que já proibia a prescrição de implantes sem comprovação científica de eficácia e segurança”, destacou a nota.

Entenda

Em outubro, outra resolução da Anvisa havia suspendido, de forma generalizada, a manipulação, a comercialização, a propaganda e o uso de implantes hormonais. À época, a agência classificou a medida como preventiva e detalhou que a decisão foi motivada por denúncias de entidades médicas como a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) que apontavam aumento no atendimento de pacientes com problemas.

Na avaliação da Sbem, a nova resolução atende à necessidade de ajustes regulatórios em relação a publicação anterior. A entidade também avalia a decisão de proibir a propaganda desse tipo de dispositivo como importante “para combater a desinformação e proliferação de pseudoespecialistas, sem o conhecimento médico adequado, comuns nas redes sociais”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp