Museus são opção de passeio no feriado prolongado

Durante o feriado nacional da Proclamação da República, nesta sexta-feira, 15, parte das unidades Secretaria Cultura (Secult) do Governo de Goiás estarão abertas para visitação: em Goiânia, o Museu Pedro Ludovico (visitas mediante agendamento prévio), e na cidade de Goiás, o Palácio Conde dos Arcos.

As galerias de arte da Vila Cultural Cora Coralina e do Centro Cultural Octo Marques fecham apenas no feriado e reabrem em horário normal no sábado, 16, e no domingo, 17, assim como o Teatro Goiânia, que não tem programação no dia 15, mas recebe eventos no fim de semana.

Feriado prolongado

O projeto Ube Ocupa Goiás, no Palácio Conde dos Arcos, conta com uma programação gratuita que inclui dança, literatura, artes plásticas e outras atrações. Esta é a última parte do projeto, que já passou pela unidade em outubro. Mais informações podem ser conferidas no @palaciocondedosarcos.

Na Vila Cultural Cora Coralina, no sábado e domingo, o público poderá conferir a exposição “Merindilogun”, do artista Rafael Vaz, com obras e objetos que remetem ao mito da criação do jogo de búzios; e “À beira de escapar”, de Heitor Ponchio, formada por um conjunto de telas a óleo.

O Centro Cultural Octo Marques também não abre na sexta-feira, mas terá funcionamento normal no sábado e no domingo. A casa está com três exposições em cartaz: “Ausências”, de Thays Tyr; “Espalhe vida e que entre o equilíbrio”, de Carlos Camilo; e a coletiva “Abrir Horizontes 2”.

No final de semana, o Teatro Goiânia recebe a apresentação do musical “Puro e Simples”, do Grupo de Ballet Bom Pastor, no sábado; e o Stand Up Comedy “Novo Show Murilo Couto”, no domingo. Para consultar os horários de funcionamento dos espaços e detalhes da programação, basta consultar o site cultura.go.gov.br.

Outros serviços

Durante o feriado prolongado, os setores administrativos da maioria dos órgãos e unidades estaduais estarão fechados, mas não há prejuízo em serviços considerados essenciais, como saúde e segurança pública. Confira como fica o funcionamento:

  • Vapt Vupt: Na sexta-feira todas as unidades Vapt Vupt, na capital e interior do estado, estarão fechadas. Também não haverá expediente no sábado, nas agências com funcionamento neste dia, em Goiânia e Aparecida de Goiânia. O atendimento volta ao normal na segunda-feira (18).
  • Detran: Não haverá expediente na sede da autarquia e nas Ciretrans. O atendimento será retomado na segunda. Apesar do fechamento, o usuário pode utilizar vários serviços por meio do aplicativo Detran GO ON e pelo site oficial do Detran detran.go.gov.br.
  • Procon: Também não haverá expediente na sede do Procon Goiás na sexta. Os atendimentos presencial e do Disque-Denúncia, feito pelo número 151, retornam na segunda-feira. No entanto, consumidores podem registrar suas reclamações pela internet: proconweb.ssp.go.gov.br.
  • Saneago: O atendimento ao cliente para informar vazamentos, consultar faturas, entre outros, será garantido, com suporte 24 horas. Os interessados devem procurar os seguintes canais: Central 0800 645 0115, WhatsApp (62) 3269-9115 ou chat on-line pelo site www.saneago.com.br.
  • Hospitais: As unidades estaduais de saúde manterão regime de plantão para atendimentos de urgência e emergência durante o feriado. Atendimentos ambulatoriais e serviços administrativos estarão suspensos e serão retomados integralmente na segunda.
  • Hemocentro: As unidades em Goiânia e no interior estarão fechadas para o atendimento aos doadores de sangue na sexta. No sábado, o Hemocentro Coordenador estará aberto entre 8h e 12h. Na segunda, todas as unidades retomam o funcionamento normal.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Vila Cora Coralina abre mostra africana no Dia da Consciência Negra

A Vila Cultural Cora Coralina, unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), vai receber a exposição Arte Africana: Máscaras e Esculturas, uma das primeiras do gênero em Goiânia. A mostra será inaugurada no Dia Nacional da Consciência Negra, quarta-feira, 20, às 19 horas.

Evento é aberto ao público.

A exposição é composta de 416 peças da Coleção África, que reúne máscaras, estatuetas e outros objetos de uso cotidiano e ritualístico, com curadoria assinada por Marisa Moreira Salles, Tomas Alvim, Renato Araújo e Danilo Garcia. É uma exposição representativa da arte tradicional africana, incluindo esculturas e conjuntos especiais, como:

  • talheres,
  • pentes,
  • polias,
  • mama watas (figura lendária da mitologia africana ocidental),
  • bronzes,
  • adornos,
  • peças ritualísticas,
  • apoios de nuca
  • e tecidos.

As máscaras são portais de cultura ancestral, simbolizando segredos e espíritos do continente africano. As esculturas também são marcadas por significados de rituais. Além disso, utensílios domésticos, instrumentos musicais e bancos de sentar formam um grande mosaico da vida e crenças do continente africano.

Dia Nacional da Consciência Negra

Para a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, a exposição “Arte Africana: Máscaras e Esculturas” não poderia acontecer em um momento mais simbólico e significativo como a abertura no Dia da Consciência Negra.

“Este é um dia de reflexão, celebração e reconhecimento das contribuições inestimáveis dos povos africanos à nossa cultura e identidade. Abrir essa exposição neste dia nos conecta profundamente às nossas raízes e nos lembra da beleza, diversidade e riqueza da arte africana”, destaca.

Coordenador da Vila Cultural, o curador Gilmar Camilo explica que a montagem da mostra foi “desafiadora”, pela quantidade de peças, detalhes e cuidados envolvidos.

“E também profundamente instigante, pelo volume de obras e significativa contribuição cultural que essa exposição representa para o Estado de Goiás e o público visitante”, completa Gilmar.

Vila Cora Coralina abre mostra africana no Dia da Consciência Negra
Mostra seguirá aberta à visitação até 6 de abril de 2025 (Fotos: Secult-GO)

Arte Africana: Máscaras e Esculturas

Arte Africana: Máscaras e Esculturas começou a ser montada no dia 1º de novembro e envolve o trabalho de 10 pessoas entre servidores da Vila Cultural Cora Coralina e equipe do coletivo cultural Bëi, sob coordenação do curador Danilo Garcia e supervisão de Gilmar Camilo.

A visitação Arte Africana: Máscaras e Esculturas estará disponível até 6 de abril de 2025. A Vila Cultural Cora Coralina funciona de segunda-feira a domingo, das 9h às 17h, com entrada gratuita. O espaço permite a entrada de animais de estimação, desde que com coleira.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos