Goiás tem menor taxa de desemprego em 11 anos

No terceiro trimestre de 2024, o desemprego em Goiás atingiu a menor taxa (5,1%) dos últimos 11 anos, ficando abaixo da média nacional (6,4%) e se aproximando dos índices observados em economias avançadas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômica (OCDE), cuja taxa média foi de 5%.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), nesta sexta-feira, 22.

Desemprego

Conforme validado pelo Instituto Mauro Borges (IMB), na comparação entre o terceiro e o segundo trimestre de 2024, o número de desempregados diminuiu 0,47%, consolidando Goiás como estado referência na recuperação econômica.

Quando comparado o terceiro trimestre de 2024, com o mesmo período do ano anterior, o estado apresentou ainda um crescimento de 2,1% no total de trabalhadores empregados, chegando a 3,8 milhões de goianos ocupados.

A taxa de informalidade também registrou queda no período, com uma redução de 1,1% no número de trabalhadores informais, totalizando 1,4 milhão de pessoas.

“Equilíbrio das contas públicas e custo mais baixo de investimento são os diferenciais de Goiás. Nossa fórmula para o sucesso também se ancora na infraestrutura moderna e no pilar segurança pública, que reduz os custos das empresas com seguros, segurança privada e perdas financeiras”, afirma o governador Ronaldo Caiado

“O cenário positivo no mercado de trabalho goiano é muito importante para a nossa economia. Hoje, além de oferecer segurança e liberdade para o empresário investir, contratar e gerar renda, Goiás estimula o cidadão a se capacitar e buscar as melhores oportunidades”, destaca o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.

A indústria geral goiana também registrou variação positiva de 17,4%, com 483 mil pessoas ocupadas no terceiro trimestre de 2024, um aumento de 72 mil em relação ao segundo trimestre do ano.

“O resultado reafirma o compromisso de Goiás em criar um ambiente favorável para investimentos, impulsionar a geração de empregos e consolidar nossa posição como um dos principais polos industriais do país”, reitera o titular da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel de Sant’Anna Braga Filho.

Sobre a PNAD Contínua

A pesquisa visa acompanhar as flutuações trimestrais e a evolução, no curto, médio e longo prazos, da força de trabalho, e outras informações necessárias para o estudo do desenvolvimento socioeconômico do país.

Tem como unidade de investigação o domicílio e foi implantada, experimentalmente, em outubro de 2011 e, a partir de janeiro de 2012, em caráter definitivo, em todo o território nacional.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

UEG alerta para edital do Minha Vaga 2025/1

A Pró-Reitoria de Graduação Universidade Estadual de Goiás (PRG|UEG) alerta para o edital do Minha Vaga. O Processo Seletivo é para Reingresso, Transferência Interna, Transferência Externa e Portadores de Diploma nos cursos de graduação da Universidade (bacharelado, licenciatura e superiores de tecnologia) para o 1º semestre letivo 2025.

São ofertadas 6.306 vagas em 34 cursos cursos de diversas cidades, turnos e modalidades. Entre os cursos ofertados estão Administração, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Psicologia e Sistemas de Informação.

Minha Vaga

As inscrições podem ser feitas até 13 de dezembro, exclusivamente pela internet, por meio do preenchimento do formulário disponível em www.minhavaga.ueg.br. Confira o Edital Minha Vaga 2025/1.

O Reingresso é destinado aos discentes da UEG que não efetuaram a renovação de matrícula na UEG nos últimos dois períodos letivos, respeitando o prazo máximo de integralização previsto pelo curso.

Para concorrer à vaga de Transferência Interna os candidatos deverão estar regularmente matriculados ou com trancamento no semestre letivo de 2024/2, nas matrizes a partir de 2021/1, respeitando o prazo máximo de integralização previsto pelo curso.

Para os estudantes da UEG é admitida Transferência Interna entre turnos de um mesmo curso e câmpus/unidade universitária; no mesmo curso em outros câmpus/unidade universitária; em cursos da mesma área do conhecimento em outros câmpus/unidade universitária.

Para concorrer à vaga de Transferência Externa os estudantes de outras Instituições de Ensino Superior (IES) deverão estar regularmente matriculados ou com trancamento de matrícula no semestre letivo de 2024/2, respeitando o prazo máximo de integralização previsto pelo curso com objetivo de dar prosseguimento nos estudos no mesmo curso ou em cursos da mesma área do conhecimento.

Para concorrer à vaga de Portador de Diploma de Graduação o candidato deve comprovar a conclusão em pelo menos um curso de graduação em uma Instituição Ensino Superior (IES) devidamente reconhecida pelo MEC e/ou por outro órgão competente.

A relação dos documentos exigidos no momento da inscrição, bem como dos cursos com as referidas vagas, pode ser conferida no edital.

O resultado final do processo seletivo e a convocação para cadastramento e matrícula dos candidatos classificados em 1ª chamada serão publicados no dia 11 de fevereiro de 2025, no endereço eletrônico www.minhavaga.ueg.br.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp