Natal do Bem 2024: Goiás Social distribui brinquedos a 53,6% dos municípios goianos

O Governo do Estado de Goiás, por meio do Goiás Social e da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), realizou uma significativa ação solidária com a entrega de brinquedos do Natal do Bem 2024. Até o momento, 53,6% dos municípios goianos já receberam os presentes, totalizando 259 mil brinquedos distribuídos em 132 cidades.
 
A campanha do Natal do Bem 2024 contou com um investimento de R$ 17,8 milhões, reafirmando o compromisso do Governo de Goiás com a inclusão social e a solidariedade. Os brinquedos, que incluem bonecas, carrinhos, bolas de futebol e volei, e kits de cozinha, foram adquiridos para beneficiar crianças em situação de vulnerabilidade social. A previsão é que todos os municípios goianos sejam contemplados até a primeira semana de dezembro.
 
“Estamos levando mais do que brinquedos. Estamos levando a alegria e a esperança que só o Natal pode proporcionar. Este é o nosso compromisso com todas as famílias goianas, afinal, a infância merece ser vivida em todas as épocas do ano, especialmente no Natal, que é um período que marca toda a vida com boas lembranças,” destacou a presidente de honra da OVG e coordenadora do Goias Social, primeira-dama Gracinha Caiado.
 

Entregas 

As entregas dos brinquedos foram iniciadas no dia 31 de outubro, na sede da Indústria Química do Estado de Goiás (Iquego). Cada município é responsável por retirar os presentes e organizar os eventos de Natal em suas cidades. O prefeito de Cavalcante, Vilmar Kalunga, celebrou a iniciativa: “Essa parceria com o Governo de Goiás é fundamental para transformar o Natal das nossas crianças em um momento inesquecível. Ver a felicidade delas não tem preço, especialmente aqui em Cavalcante, com nossas comunidades quilombolas Kalunga. Com certeza, esses brinquedos fazem toda a diferença não só nessa época do ano, mas o ano inteiro, já que são itens de qualidade e que duram muito tempo nas brincadeiras.”
 
Em Goiânia, a entrega dos brinquedos será realizada no Goiania Arena, no dia 15 de dezembro. Além dos brinquedos, o evento contará com atrações natalinas, distribuição de lanches e um sorteio de cerca de mil bicicletas, consolidando a celebração como um marco do Natal solidário em Goiás.
 

Natal do Bem

 
Considerado o maior evento natalino gratuito do Brasil, o Natal do Bem é realizado em duas etapas: a distribuição de brinquedos, que já somou 3,2 milhões de presentes desde 2019, e o evento no Centro Cultural Oscar Niemeyer, que tem a expectativa de receber mais de 1,5 milhão de visitantes este ano. Ao todo, serão mais de 300 apresentações artísticas e culturais, além de 2,7 milhões de pontos de luz, uma árvore de 40 metros de altura, 12 mil vagas de estacionamento e quatro linhas de ônibus, sendo duas regulares e duas exclusivas e gratuitas.
 
“O Natal do Bem é referência por direcionar a atenção do poder público ao direito que as crianças têm de brincar e de viver a magia do Natal. Tudo isso com segurança e tranquilidade graças às nossas forças de segurança presentes aqui,” frisou Gracinha Caiado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Igreja registra mancha de sangue em estátua de santa

A Diocese de Itumbiara, em Goiás, está investigando uma suposta mancha de sangue aparecida em uma imagem de Santa Rita de Cássia. O incidente ocorreu em maio deste ano, durante a festa da padroeira no povoado de Estulânia. Os fiéis notaram uma mancha vermelha semelhante a sangue na testa da imagem, exatamente no local de um ferimento que a santa é frequentemente representada.

A igreja iniciou uma investigação para apurar as causas da mancha. As hipóteses incluem um fenômeno natural, interferência humana ou, por última hipótese, um milagre. A Diocese enviou amostras do líquido para laboratórios de DNA, em Itumbiara e Uberlândia (MG).

“A mancha ficou muito rala e quase não dava para fazer o segundo exame. Ela pode ser uma área contaminada pelo toque humano. Depois, há as hipóteses levantadas: pode ser sangue colocado lá ou contaminado pelo DNA humano”, afirmou o bispo Dom José Aparecido.

O religioso também explicou que, recentemente, os primeiros testes tiveram os resultados entregues, mas ainda faltam resultados complementares e a realização de novos testes. Depois, o bispo comunicará o caso a representares do papa Francisco no Brasil. Além disso, pessoas que presenciaram o líquido também serão ouvidas.

A comunidade local está ansiosa para saber o resultado da investigação, que pode esclarecer se o ocorrido é um evento sobrenatural ou algo mais explicável. Enquanto isso, a imagem continua a ser objeto de devoção e curiosidade.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp