Terno de Congadas Rainha das Águas repatria documentos raros em Lambari: resgate da tradição congadeira

Terno de Congadas Rainha das Águas repatriou documentos raros da tradição congadeira em Lambari, MG. O grupo resgatou um fonograma, um livro, um filme e fotos do Terno de Congadas Rancho de Lambari em um município do estado de São Paulo. O material foi produzido em 1937 por grandes nomes da literatura e da cultura brasileira, como Mário de Andrade e a sul-mineira Oneyda Alvarenga. O curta-metragem registra a participação do Terno Rancho de Lambari numa festa do Divino Espírito Santo em Santo Amaro (SP).

No dia 20 de novembro, feriado da Consciência Negra, o Terno de Congadas Rainha das Águas de Lambari repatriou os documentos do antigo grupo Rancho de Lambari. A Mestre Congadeira Elaine Castro ficou contente por poder guardar o material na cidade. Repatriar os documentos nesta data dá mais importância para o resgate da história da cultura negra. Lambari tem uma história extensa com a cultura da congada, com mais de 100 anos de tradição e oito ternos de congadas, incluindo o Terno de Congadas Rainha das Águas, fundado em 1996.

Os documentos raros agora serão entregues ao museu municipal de Lambari. O fundador do Terno de Congadas Rainha das Águas, Luiz Fernando Júlio, recebeu os registros em São Paulo e convidou toda a comunidade de Lambari a comparecer ao museu para prestigiar o material. A celebração da manifestação da Consciência Negra com esse resgate histórico reforça a importância da preservação da cultura afro-brasileira. O Terno de Congadas Rainha das Águas está empenhado em manter viva a tradição congadeira e valorizar a história da região.

Elaine Castro destacou a relevância de comemorar a Consciência Negra com esse acervo, trazendo à tona o legado deixado por personagens como Mário de Andrade e Oneyda Alvarenga. O resgate dos documentos raros fortalece a identidade cultural de Lambari e reforça a conexão do município com suas raízes congadeiras. A ação do Terno de Congadas Rainha das Águas é um exemplo de preservação do patrimônio cultural brasileiro, honrando a memória dos antepassados e fomentando o orgulho da comunidade local em suas tradições. A história da congada em Lambari é um tesouro a ser preservado e celebrado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Sicoob Credipatos: Doação de R$95 mil fortalece parceria com PM

Sicoob Credipatos, apoia PM com doação de R$95 mil para compra de moto patrulha

A parceria entre Sicoob Credipatos e Polícia Militar fortalece o patrulhamento e a segurança na região. Na manhã de sexta-feira, 1° de novembro, os membros do Conselho de Administração do Sicoob Credipatos formalizaram sua união com a Polícia Militar de Minas Gerais, por meio da assinatura de um termo de parceria. Como parte dessa iniciativa, o Sicoob Credipatos realizou a doação de noventa e cinco mil reais, destinados à aquisição de uma motocicleta para fortalecer o trabalho da PM. Esse reforço busca contribuir para a segurança da comunidade e aprimorar o policiamento preventivo e repressivo.

Vale destacar que ações como essas reforçam o 7° princípio do cooperativismo, que é o Interesse pela Comunidade. O Sicoob Credipatos demonstra seu compromisso com Patos de Minas e com as cidades onde atua, ao contribuir para o bem-estar coletivo e para a melhoria das condições de vida de todos. Esse compromisso reflete-se em ações que promovem impactos positivos, como os investimentos em segurança e educação e o fortalecimento da economia local, além de iniciativas que fomentam as relações sociais.

‘’Essa parceria já acontece há anos. Sempre que a Polícia Militar necessita de algo, nós apoiamos. O cooperado do Sicoob Credipatos está contribuindo para que venha mais segurança para nossa cidade. Com essa iniciativa, nós ajudamos a Polícia Militar a trabalhar de forma ainda mais ágil no combate à criminalidade’’, informou o Presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credipatos, Edmilson Garcia de Magalhães.

O Grupo Especial para Prevenção Motorizada Ostensiva Rápida – GEPMOR, faz o policiamento na cidade e utiliza motos de altas cilindradas. O Grupo receberá uma TIGER 900, já equipada para a atividade policial. O GEPMOR já participou de muitas operações e ocorrências bem-sucedidas, nas quais foram apreendidas drogas e armas de fogo ilegais e realizaram-se o cumprimento de mandados de busca e apreensão e a prisão de autores de crimes violentos.

‘’Essa parceria é de longa data. São várias ações que o Sicoob Credipatos esteve junto com a PM para ajudar a resolver problemas da sociedade. Essa iniciativa de hoje, com a doação em dinheiro para comprar uma motocicleta, é algo que temos que celebrar. Essa é a essência do cooperativismo, que traz, não somente, soluções financeiras, mas, também, está junto da população. Agradecemos à diretoria do Sicoob Credipatos pela consciência social em ajudar a Polícia Militar em mais essa missão. Essa moto dará agilidade e melhores condições de trabalho à corporação. Agradecemos ao Conselho de Administração do Sicoob Credipatos, aos seus diretores e aos seus cooperados pelo apoio.’’, pontuou o Tenente Coronel Adhynan Alves Rodrigues dos Santos, Comandante do 15º Batalhão.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp